Uma alimentação rica em nutrientes, associada a outros fatores, é primordial para a saúde e uma melhor qualidade de vida. De acordo com a proprietária da Cia da Saúde de Urussanga, nutricionista Jamile Orlandi Luciano, uma alimentação adequada, além de nutrir, auxilia no processo de prevenção de doenças e outros problemas. É o caso do licopeno, encontrado em tomates, no mamão e vegetais folhosos. O nutriente possui substâncias protetoras, que são antioxidantes e evitam o envelhecimento das células. O alimento é indicado para todas as pessoas, principalmente na prevenção de cânceres. No mês passado, a Cia da Saúde participou das comemorações da campanha Novembro Azul, com foco na saúde do homem.

Alimentos ricos em licopeno

Conforme a especialista, a liberação do licopeno é ainda maior quando o alimento é cozido, no caso dos tomates, em molhos ou em outros preparos. O selênio também é antioxidante. “Fontes oleaginosas, principalmente nozes, castanhas do Pará, castanhas de caju, amêndoas, você vai ter essa substância naturalmente enriquecida, e vai ter essa função. Vai diminuir a parte inflamatória, vai tratar alguns problemas mais específicos, até, por exemplo, relacionado a tireoide, se respeitarmos a dosagem de consumo, tudo em equilíbrio, principalmente quando a gente cita as castanhas, geralmente a gente orienta duas castanhas, que você já vai ter essa dosagem enriquecida”, explica Jamile.

Alimentos ricos em selênio

A nutricionista ainda ressalta que é necessário ter um equilíbrio na alimentação, seja ela qualquer alimento consumido. Um exemplo utilizado foi o consumo da melancia. Comer ela de forma isolada, assim como outras frutas e vegetais, não causam prejuízos à alimentação. “O fato é a gente associar vários desequilíbrios. Claro, a gente não vai orientar consumir uma melancia em um dia, mas é um equilíbrio. Uma fatia, geralmente, uma fatia generosa, já é um lanche da manhã ou à tarde”, comenta. “Vai ser uma opção de refeição, mas não dá para ficar de aperitivo ao longo do dia só com a melancia”, acrescenta.

O programa Ponto de Encontro abordou sobre o assunto e mais dicas de alimentação em entrevista com a nutricionista Jamile. Ouça na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Apesar da maioria das pessoas jogarem fora, as sementes da abóbora podem ser aproveitadas em uma alimentação saudável. A semente é fonte de carotenoides, que protegem as células, além de Vitamina E, que também é antioxidante. O alimento também ajuda no cuidado com a pele, unhas e o cabelo. Jamile orienta que a semente pode ser consumida igual o amendoim torrado, além de ser utilizada em uma farofa ou outros preparos. “Hoje não é difícil de a gente fazer o uso da alimentação à base da semente de abóbora, porque você pode consumir em forma de semente, mas também na forma dela concentrada, do óleo”, reforça. “Não precisa exagerar, tem a dose, geralmente uma colher de sopa”, complementa.

A planta ora-pro-nóbis também é rica em diversos nutrientes benéficos ao organismo. Assim como o tomate e outras folhas verdes, o ora-pro-nóbis libera mais os seus nutrientes quando cozido, podendo ser associado a molhos e refogados. Jamile afirma também que o ideal, para ter maior concentração dos nutrientes, é consumir a planta com sete a dez folhas, já que são folhas menores. “Se você quer usar para que esse alimento traga benefícios para a saúde, na questão de aumentar compostos de magnésio, de ferro, de proteína vegetal, então tem essa dose”, diz. Além de cozida, o ora-pro-nóbis pode ser consumido associado a saladas ou em chás, no qual é necessário secar a folha, de dois a três dias, e fazer o processo de infusão.

Pé de ora-pro-nóbis

Caso tenha interesse, esses tipos de orientações podem ser dadas na própria Cia da Saúde, em Urussanga. Se a pessoa quiser um plano individual é só entrar em contato com o estabelecimento e agendar uma consulta com a nutricionista Jamile. Acompanhe a Cia da Saúde de Urussanga nas redes sociais: Instagram Facebook. Entre em contato pelo WhatsApp.

Leia também:

Nutricionista ressalta importância de alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes