Há um ano os fazedores de cultura de Urussanga se organizavam em um conselho. O principal objetivo da criação do grupo foi de discutir as principais demandas da área. O conselho é formado por 16 pessoas, entre poder público e sociedade civil. Em um ano, o conselho apresentou importantes necessidades da cultura, que foram discutidas na Conferência Municipal, levadas ao Conselho Estadual e, consequentemente, ao Nacional. “Na nossa gestão nós colocamos a articulação institucional, a coordenação de programas e projetos, legislação, normas e patrimônio histórico e cultural. Olha quanta coisa a gente veio conseguindo dentro do sistema, não foi fácil, a luta foi árdua”, destaca Maria Alice Júlio Batista, presidente do conselho.

O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi, no qual Maria Alice destacou as principais ações do conselho durante esse um ano. Ouça mais:

Parte 01

 

Parte 02

 

Maria Alice ainda comentou sobre o convite que recebeu para comandar a Diretoria de Cultura. O convite foi feito na semana passada pelo prefeito interino Jair Nandi (PSD), após uma reunião com representantes da Cultura. “Eu não sou partidária, eu sou funcionária. Eu sempre disse isso para todas as pessoas. Eu tenho um orgulho enorme de participar do conselho como presidente do comitê, como equipe formadora e técnica, desse movimento da Cultura, mas também tenho, como presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, se eu participar de um, eu não posso participar de outro, porque, sendo colegiado, eu não posso participar dos conselhos e outras situações. Eu vou conversar, vamos sentar para conversar direitinho, ver qual vai ser a melhor coisa para a gestão, para as atividades e para a população”, afirmou.