O Conselho Estadual de Cultura (CEC) se reúne neste sábado, dia 27, às 14 horas, em Pedras Grandes, por ocasião da 3ª Festa da Colônia Azambuja 1877. Na reunião descentralizada será aberta a palavra aos órgãos municipais de cultura e representantes da sociedade civil a fim de apresentar as demandas municipais na área da cultura. A prefeitura de Pedras Grandes, anfitriã da reunião, convida a todos para participar, em especial Conselheiros Municipais de Cultura, artistas, agentes, produtores e gestores da mesorregião Sul, para a oitiva com os com Conselheiros Estaduais.

O Conselho Estadual de Cultura foi criado pela Lei Estadual nº. 2975, de 18 de dezembro de 1961. De caráter consultivo e deliberativo, tem por objetivo discutir, deliberar as diretrizes da política de desenvolvimento da cultura do Estado de Santa Catarina, seguindo as orientações e determinações contidas nas políticas governamentais. É formado por 20 membros, 10 indicados pelo Governo Estadual e 10 representantes da sociedade civil eleitos em Fórum, das setoriais: Audiovisual, Artes Visuais, Arquivos, Bibliotecas e Museus, Cultura Popular e Diversidade, Dança, Letras, Música, Patrimônio Cultural Imaterial, Patrimônio Cultural Material e Teatro.

Os detalhes sobre o assunto foram destaque em entrevista no programa Comando Marconi com o presidente do CEC, Luiz Nilton. Ouça mais na íntegra:

 

Desde 2002 o CEC realiza uma reunião descentralizada em cada Mesorregião, a primeira foi Ibirama no Vale do Itajaí, e Laguna sedia a da mesorregião Sul. Ainda receberam as reuniões as mesorregiões Norte, Grande Florianópolis, Oeste e Serrana.