O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Urussanga irá realizar a eleição da nova diretoria. Os interessados em formar chapas para concorrer às eleições podem se inscrever diretamente na sede da Polícia Militar até o dia 19. A votação acontece na próxima quarta-feira, dia 22, no auditório do batalhão da PM. A nova diretoria eleita atuará de maio de 2024 a maio de 2026. O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi com a secretária do Conseg, Vanusa Martins, e com os sargentos Sorato e Garbin. Ouça na íntegra:

 

Conforme o sargento Sorato, o Conseg tem o objetivo de unir a comunidade e a Polícia Militar para as pautas, demandas e necessidades relacionadas à segurança pública. “Que essas demandas possam ser discutidas, pensadas e chegar em uma solução, juntamente com a comunidade e as forças policiais. Então o objetivo do Conseg é baseado no conceito de polícia comunitária”, destaca. “O Conseg tem por objetivo um trabalho comunitário da Polícia Militar, Polícia Civil, um canal aberto com a comunidade”, acrescenta. Segundo o sargento, a intenção da PM é que o Conseg se fortaleça cada vez mais. Por isso, encontros mensais são realizados com os órgãos de segurança e representantes das comunidades.

Leia o edital de convocação:

Uma das ações ligadas ao Conseg envolve a Rede de Vizinhos. Atualmente, Urussanga conta com 23 grupos, com a participação de mais de duas mil pessoas. Segundo Sorato, o Conseg e a Rede de Vizinhos caminham juntos. “Eu sempre digo aos participantes das Redes de Vizinhos que é uma oportunidade, um canal direto para você fazer uma denúncia sobre um crime mais grave”, comenta. A Rede de Vizinhos é um grupo, no WhatsApp, no qual os moradores de um determinado bairro se comunicam sobre as questões de segurança pública. Os grupos contam com a presença da PM, que monitora possíveis ocorrências. Os interessados em formar uma Rede de Vizinhos podem procurar a Polícia Militar para receber as orientações.