O conhecimento sobre a saúde feminina é de extrema importância para as mulheres. Realizar consultas com ginecologistas e procurar fazer exames de rotina facilita na prevenção e diagnóstico precoce de algumas doenças relacionadas à saúde da mulher. Tirar dúvidas a respeito de sua própria experiência e sobre tratamentos, problemas e afins durante as consultas ginecológicas são recomendados por profissionais da área.

A ginecologista Dra. Bianca Bez Batti de Pellegrin esclareceu questionamentos dos ouvintes da Rádio Marconi durante o programa Ponto de Encontro. Ouça a entrevista completa abaixo:

Parte 01

 

Parte 02

 

Tumores ovarianos

Entre os principais fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento de algum tumor no ovário, estão a idade e o histórico familiar. “Temos principalmente (no fator idade) acima de 50 anos. Só que é um tipo de tumor que pode ter em qualquer idade, eu posso ter criança, ter adolescente, mulheres durante a fase menstrual, e depois da menopausa pode ter sim tumor de ovário, só que é mais frequente após os 50 anos de idade”, explica a Dra. Bianca. “Algum parente que já teve o próprio câncer no ovário, ou por exemplo: câncer de mama, de intestino… nós temos algumas mutações que estão relacionados com esses tipos de câncer”, completa a especialista.

Câncer de endométrio

A ginecologista explica que o câncer de endométrio se localiza na parte de dentro do útero, a área na qual se descama para a mulher menstruar. “Essas pacientes que não fazem o acompanhamento, que não tem um controle, elas tem um risco maior de desenvolver câncer de endométrio no futuro”, ressalta a médica. O diagnóstico pode ser realizado através da observação dos sintomas apresentados, no entanto, a profissional explica que na maioria das vezes a paciente pode não apresentar os sintomas. “A gente acaba descobrindo por ‘acidente’ esse tipo de tumor, o que é melhor: quanto mais cedo descobrir, mais chances eu tenho de poder tratar”, afirma. Esse tipo de câncer também pode estar relacionado ao histórico familiar, o que se torna mais um motivo para manter os exames periódicos em dia.

Mioma uterino

Questionada sobre a formação de mioma no útero, a ginecologista explica que o mioma é uma doença benigna que é muito frequente, principalmente em mulheres perto da menopausa, na fase do climatério. “Algumas vezes fazemos uma conduta expectante, quando não tem sintomatologia nenhuma, o mioma não incomoda e não está crescendo, a gente só observa. Aconteceu de começar a sangrar demais ou começar a ter dor e um volume muito grande, a gente pensa então em tirar o mioma como forma de tratamento”, destaca Bianca.

Agende uma consulta com a ginecologista Bianca Bez Batti de Pellegrin:

Consultório Urussanga: Rua Vidal Ramos, número 170, primeiro andar, sala 5, centro. Telefones: (48) 3465-1798 / WhatsApp: (48) 9 9600-5079

Policlínica AAPIU: Rua Barão do Rio Branco, 330, Centro. Telefones: (48) 3465-2248 / WhatsApp: (48) 9 9801-4747

Consultório Orleans: Clinivida, Rua Vereador Afonso Zanini, número 351, Barro Vermelho. Telefones: (48) 3466-0671 / WhatsApp: (48) 9 9108-5418

Confira mais dicas e orientações nas redes sociais: Facebook Instagram.

Leia mais: Março Lilás conscientiza sobre o câncer do colo de útero