Os urussanguenses se despedem nesta quarta-feira (28) do senhor Hédi Damian. De família pioneira vinda à região de Urussanga Hedi Damian foi um homem respeitado pela população da cidade. Homem sábio que deixa um legado de boas ações para os seus três filhos (Renato, Beatriz e Luciana), para os sete netos e ao muitos amigos. Ele sempre preocupado com as causas da sociedade era sempre procurado por estudantes para contar as suas experiências, especialmente sobre a cultura e tradição italiana na cidade de Urussanga.

Foi empresário, sendo que em 1975 fundou a Vitivinícola Urussanga (hoje administrada pelo filho Renato). “Fui o primeiro funcionário do seu Hedi. Lembro que ele me convidou pra trabalhar no seu empreendimento quando ainda não existia a Vitivinícola Urussanga. Na época tínhamos a Olívo Mariot e Cia LTDA, que era da família dos pais dele. Eu desempenhei minhas atividades na vitivinícola por dez anos. Patrão e empregado acabou, fui para outra empresa, mas eu e ele continuamos nos relacionando. Foi uma pessoa importantíssima na minha vida”, relembra Adalberto Favro.

Hedi Damian, um cidadão que conhecia profundamente a história do município teve papel fundamental no pacto Gemellaggio entre as cidades Urussanga e Longarone (Itália). Hedi Damian foi um dos fundadores da Associação Italiana Bellunesi Nel Mondo, um dos membros mais antigos do Grupo Rotary Clube de Urussanga. “Acredito que a família dará continuidade a vitivinicultura e também todas as questões culturais em que ele esteve envolvido. É nossa última homenagem representando a Associação Bellunesi Nel Mondo”, registra Adroaldo Apolinário que é o Diretor Social da associação.

O repórter Edi Carlos acompanhou alguns momentos da despedida, ouça:

 

“Eu posso dizer em nome do Rotary que foi muito bom tê-lo em nosso clube. Sempre preocupado com a sociedade ele somou conosco. Levava ao grupo as contribuições para repensarmos como agir na sociedade urussanguense. Foi uma vida inteira dedicada ao voluntariado. Sabemos que ele tinha todo um conhecimento pelo vinho, pelo dia-a-dia da cidade. Deixa um legado cultural muito grande, e isto nos enche de orgulho. Nossos sentimentos a família”, conta a presidente do Clube Rotary Stela Maris D. Talamini.

Stela M. Dagostin Talamini do Rotay Clube e o jornalista Sérgio Costa conversaram com a reportagem da Marconi:

 

Senhor Hedi Damian em meados de 1970 até 1973 exerceu seu papel de representante do povo na Câmara de Vereadores, época em que o vereador era um voluntário para trabalhar pelo povo. “Foi uma perda muito grande para Urussanga. Ele que sempre lutou por tudo que a cidade teve de melhor e esteve presente nas grandes conquistas. Um cidadão que deixa uma lacuna na cultura, pois sempre trabalhou com entusiasmo pela tradição italiana. Perdemos uma referência importantíssima da história urussanguense”, destaca o jornalista Sérgio Costa.

O falecimento ocorreu nesta terça-feira (27), às 18h30min, em sua residência. O velório acontece na Câmara de Vereadores da cidade de Urussanga. A missa de corpo presente será as 15 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. O sepultamento será logo depois da missa, no Cemitério Municipal.

Imagens

Fotos: Edi Carlos De Rezende