A sessão extraordinária para votação da cassação ou não do mandato do prefeito afastado da cidade de Urussanga encerrou sem haver a votação do mérito da Comissão de Investigação e Processante. O presidente da Câmara de Vereadores de Urussanga, Elson Roberto Ramos, o Beto Cabeludo (MDB) encerrou os trabalhos por volta das 21h20min. A reportagem da Rádio Marconi, com o Marco Búrigo, ouviu o presidente da Casa Legislativa.

“Na votação do relatório final, uma das teses da defesa de Gustavo Cancellier não teve votos suficientes para o prefeito ser afastado. Então, houve o arquivamento do procedimento, sendo prejudicada a análise do mérito da CIP”, informou o presidente do Legislativo. Ouça abaixo na reportagem de Marco Búrigo:

 

O prefeito afastado de Urussanga, Luis Gustavo Cancellier (PP), não quis se manifestar na noite desta segunda-feira (16). Ele deve se pronunciar na programação da Rádio Marconi nesta quarta-feira (17).

Luis Gustavo Cancellier fala ao telefone no encerrar da sessão do legislativo de Urussanga
Foto: Marco Búrigo

A sessão especial, que durou mais de 12 horas, precisou ser parada por algumas vezes durante o dia. Mais cedo, houve a suspensão por volta das 9h50min porque o vereador Rozemar Sebastião (PDT), o Taliano, foi impedido de votar. O suplente Erotides Borges (PDT) chegou a participar da sessão, pois iria substituir o voto de Taliano.

A defesa de Taliano buscou a reversão na Justiça. A Segunda Vara da Comarca de Urussanga emitiu decisão favorável para o retorno do vereador Rozemar Sebastião (PDT), o Taliano, para a votação da Comissão de Investigação e Processante (CIP) do prefeito Luis Gustavo Cancellier. O parecer da justiça ocorreu no início da tarde e o vereador Rozemar voltou a participar da reunião com direito ao voto.

Outros momentos de pausa ocorreram, durante o almoço, no café da tarde, no início da noite para lanche.

Confira abaixo a nossa cobertura ao longo do dia:

Pausa para o café da tarde

Vereador Taliano retorna para a votação da CIP contra prefeito afastado

Sessão foi suspensa momentaneamente pela manhã

Gustavo Cancellier chega para participar da sessão, às 8h45min

Urussanga: Votação para cassação ou não do mandato do prefeito afastado acontece hoje

Relembre alguns momentos do caso

A Comissão de Investigação e Processante (CIP), que analisa atos do prefeito afastado de Urussanga, Luis Gustavo Cancellier (PP), começou a ouvir as testemunhas do caso na manhã do dia 11 de abril de 2022. Confira abaixo:

Prefeito afastado: Comissão de Investigação e Processante inicia audição das testemunhas

Em fevereiro ocorreu o retorno de três vereadores urussanguenses que estavam afastados por conta da Operação Hera. Com isso, o legislativo municipal precisou fazer alteração dos integrantes em uma das Comissões de Investigação e Processante (CIP).

Em 1º de fevereiro,  na primeira reunião ordinária de 2022 do legislativo de Urussanga, foi aprovada a formação da CIP contra Gustavo Cancellier. Leia a seguir:

Urussanga: Vereadores aprovam formação das Comissões de Investigação e Processante

Da Redação / Edi Carlos De Rezende