Urussanga contará com a turnê de lançamento do filme documentário “Azambuja, a imigração italiana no Sul de Santa Catarina” e do livro “Tão Fortes Quanto à Vontade”. Os lançamentos acontecem nesta quarta-feira, dia 13, a partir das 19h30, na Sociedade Recreativa Urussanga. Josué Genuíno é o diretor do filme documentário, enquanto a Nelma Baldin é a escritora da obra literária. O evento tem apoio da Diretoria de Cultura e Turismo de Urussanga, por meio do diretor Edson Savi Mondo, o Kuki.

A produção conta as histórias originais dos italianos que chegaram na colônia imperial de Azambuja, em 1877, com 82 minutos de duração. A produção tem participação de atores locais. Azambuja mistura depoimentos com cenas dramatizadas em cenários como o Museu Ferroviário de Tubarão e do Museu ao Ar Livre, de Orleans. Foram nove os municípios que serviram de cenário para a produção, e que agora devem virar rota para exibição. A obra realizada é um presente especial para o município de Pedras Grandes, já que neste ano completou 145 da Imigração Italiana em Azambuja. O filme é dedicado a Nicola Gava, que era engajado com a vida cultural de Nova Veneza, e foi secretário de Cultura no município.

Já a obra “Tão fortes quanto a vontade: história da imigração italiana no Brasil – Os vênetos em Santa Catarina”, que está em sua segunda edição depois de mais de 20 anos, aborda sobre as dificuldades que as pessoas viviam na Itália, o que as motivaram a vir para o Brasil. O livro ainda relata a propaganda enganosa divulgada pelo governo e as raízes que os mantiveram aqui. O livro conta a situação dos imigrantes no estado, principalmente em Urussanga, e como eles se espalharam e ajudaram a construir as cidades vizinhas. O programa Comando Marconi abordou mais detalhes sobre o evento em entrevista com a escritora Nelma. Confira mais:

 

Confira o trailer do filme documentário:

Leia também:

Livro narra a história da imigração italiana e da fundação de Urussanga