O livro “A explosão da mina Santana: Uma tragédia anunciada” narra a história dos acontecimentos do maior acidente de mineração na história do país. No dia 10 de setembro de 1984, 31 trabalhadores perderam suas vidas em um acidente em uma mina localizada em Urussanga. O autor, Bruno Mandelli, conta os fatos do ponto de vista dos trabalhadores que sobreviveram a tragédia.

Mandelli afirma que a motivação para escrever a história foi poder contar a versão daqueles que sobreviveram ao acidente. “Se a gente não deixar esse registro escrito, em um livro, uma hora essas pessoas, como todos nós vamos falecer, e essas memórias vão se perder um dia. Então se deixamos isso registrado em um livro, isso fica para eternidade”, comenta. Bruno Mandelli entrevistou alguns dos 50 sobreviventes da explosão e uma viúva de um trabalhador que faleceu na tragédia. 

“Pelos relatos, pelas fontes que eu pesquisei, a gente vê que houve uma negligência em relação ao sistema de segurança. Era um domingo em que faltou energia, e sempre acabava dando falta de energia, desligamento de energia no domingo para eles fazerem alguma manutenção na rede. E a Celesc emitiu um comunicado para todas as mineradoras da região que havia desligado a energia elétrica naquele domingo. Por algum motivo ou outro, falha de comunicação… não se sabe até hoje, a empresa não comunicou os seus eletricistas sobre esse corte de energia”, explica Mandelli

Ainda conforme o autor, um dos eletricistas da época, o senhor Sérgio Maccari, relatou que a mina estava com os exaustores desligados, mesmo com os trabalhadores religando o equipamento, não houve o tempo hábil necessário para dissipar o gás tóxico da mina. “Mas eu acho que as coisas mudaram. Hoje a gente tem mais consciência, tanto ambiental, na questão de degradação ambiental, hoje a mineração na região poluí muito pouco comparado àquela época, e também em acidentes de trabalho”, afirma o autor do livro.

O programa Ponto de Encontro conversou com o autor Bruno Mandelli sobre a construção do livro e sobre a história que ele aborda. Confira na íntegra a entrevista:

Parte 01

 

Parte 02

 

A obra sobre a explosão da mina Santana pode ser adquirida na livraria Miotello’s em Urussanga e na livraria Fátima, em Criciúma.

Sinopse

31 mineiros desaparecidos. Bandeiras negras hasteadas no Sindicato dos Mineiros de Urussanga e Criciúma. Jornalistas da capital do estado passam a cobrir todos os fatos que envolviam uma grande tragédia. Este livro conta a história dos dias que antecederam e que sucederam a explosão da mina de carvão “Plano Inclinado 2”, em Santana, Urussanga. Trata-se de uma reconstrução histórica a partir da fala dos atores que viveram aquele momento. Escrito sob a narrativa literária, este livro discute os aspectos da memória dos sobreviventes e de familiares que viveram um dos episódios mais marcantes da mineração no Brasil e da região Sul de Santa Catarina.

Bruno Mandelli

Professor de História e escritor, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em História pela mesma instituição e doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É autor de diversos artigos e do livro “Das minas de carvão para a Justiça: as lutas dos mineiros acidentados de Criciúma/SC”.