O ex-vereador e ex-secretário de Agricultura de Urussanga, Rozemar Sebastião, o Taliano, foi novamente indiciado pela Polícia Civil por peculato. Taliano já foi indiciado em outros quatro inquéritos por peculato culposo, fraude processual, posse irregular de arma de fogo, peculato desvio, advocacia administrativa, extravio de documento público, coação no curso do processo e crime ambiental.

Conforme a Polícia Civil, o novo indiciamento resultou de uma investigação requisitada pelo Ministério Público de Santa Catarina. De acordo com delegado Ulisses Gabriel, Taliano intermediou a entrega de areão para um eleitor no dia 19 de fevereiro de 2019, mesmo sabendo que era ilícito. Taliano teria declarado, via mensagem, ao beneficiado que, se alguém soubesse o que ele estava fazendo, ele seria demitido da secretaria. (“se alguen sabe eo to fazendo pra ti eo vou prarua so pra ti ve como e”).

O beneficiado, um morador de 34 anos do bairro Barro Preto, também foi indiciado, mas por falso testemunho ao negar que tivesse recebido a carga de areão. A pena para o peculato é de dois a 12 anos de reclusão e multa; já a pena de falso testemunho é de dois anos e quatro meses a 5 anos e quatro meses e multa. Os autos estão sendo encaminhados ao Poder Judiciário e Ministério Público.