O prefeito Luis Gustavo Cancellier sofreu uma nova derrota no Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta sexta-feira (11). Afastado de suas funções desde maio do ano passado, o político viu mais uma vez sua defesa fracassar na tentativa de reconduzi-lo ao cargo. Os advogados protocolaram um pedido de reconsideração da decisão liminar que negou seu retorno ao cargo, mas o pleito foi novamente indeferido. Na decisão, o Ministro Rogerio Schietti Cruz argumenta que “a retomada do exercício do cargo” pelo Chefe do Executivo Municipal e “o seu acesso à Prefeitura” ainda “representam risco à colheita de elementos cognitivos que o Ministério Público Federal venha a entender necessários”.

Vale ressaltar, inclusive, que não se trata de um novo processo de habeas corpus, e sim um pedido de reconsideração do caso. A defesa de Cancellier protocolou a solicitação no dia 14 de outubro de 2021, sendo recebida pelo STJ no dia seguinte (15). Já no dia 16 de dezembro, o Ministro Rogerio Schietti Cruz negou o pedido liminar para o seu retorno. Após a decisão pela permanência do afastamento, os advogados recorreram.

De acordo com o magistrado, a defesa não apresentou elementos suficientes que justificassem a suspensão da medida e alteração do cenário. Sendo assim, Luis Gustavo Cancellier permanece afastado de suas funções.