O e-Social é um sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdências e trabalhistas criado pelo Governo Federal. Todas as empresas ou pessoas físicas que contam com os serviços de um colaborador precisam estar adequadas e enviar as informações ao e-Social. Muitas vezes esse processo necessita de uma análise técnica e a Sul Brasil Segurança e Medicina do Trabalho oferta esse tipo de assessoria. O e-Social foi instituído pelo Decreto n° 8373/2014 e é um sistema em que os empregados comunicam ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. Os dados são mantidos em sigilo.

O engenheiro agrônomo e engenheiro de segurança do trabalho da Sul Brasil, Ronaldo Toretti Alves, explica que, caso a empresa não envie o e-Social ou deixe de apresentar certos dados, receberá uma multa. O e-Social é uma forma das empresas apresentarem quais os riscos o trabalhador está exposto, como a ruídos, riscos físicos, químicos ou biológicos. “Mais importante que o envio do e-Social, que é o que mexe no bolso, é a importância da saúde do colaborador”, frisou Ronaldo.

Saiba mais detalhes sobre o e-Social na entrevista com o engenheiro da Sul Brasil Segurança e Medicina do Trabalho para o programa Comando Marconi:

 

A Sul Brasil Segurança e Medicina do Trabalho realiza análises quantitativas e qualitativas em empresas ou em outros locais de trabalho. A Sul Brasil também desenvolve os três documentos para a empresa (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO; Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA; e o  Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT). Além disso, a empresa conta com equipe técnica e especializada, além de um sistema preparado para o envio do e-Social.