A Secretaria de Saúde de Criciúma pretende zerar a fila de endoscopia em agosto. Para isso, o município está trabalhando no intuito de efetuar a realização de 500 exames no próximo mês.

Atualmente 400 pessoas estão na fila de espera para a realização do exame e a pretensão do número estipulado deverá abranger também as novas solicitações de agosto. “As patologias mais graves e prevalentes em nossa população são as neoplasias do sistema digestório, ou seja, gástricas e intestinais. Desde o final do ano passado zeramos a fila de colonoscopia e agora vamos acabar com outro gargalo que são as endoscopias”, destaca o médico regulador e autorizador da média e alta complexidade da Secretaria de Saúde de Criciúma, doutor Carlos Henrique Nappi.

O responsável pelo setor ressalta que o município está com uma alta demanda, pois em 2019 foi liberada a solicitação do exame para médicos clínicos gerais da atenção básica. “Dessa forma o paciente já pode iniciar seu tratamento com um bom embasamento diagnóstico, dentro de um protocolo municipal de solicitação e tratamento, não sobrecarregando as clínicas de especialidades com encaminhamentos só para solicitação do exame. Estamos atingindo nosso objetivo, apesar do momento difícil que nos encontramos por conta da pandemia”, reforça Nappi.

Na manhã do último sábado (25) foram realizadas 41 endoscopias na cidade, por meio da Secretaria de Saúde.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Criciúma