Em 2023, Cocal do Sul celebra 32 anos de emancipação. Para marcar o aniversário da cidade, a Cocalfest, que é uma das datas mais aguardadas durante o ano pelos sul-cocalenses, neste ano está em sua décima edição, somando anos de tradição, história e cultura. O objetivo é resgatar as origens e pela primeira vez no estilo quermesse, na Praça Coberta.  O evento irá acontecer entre os dias 22 e 25 de setembro.

A programação irá contar com shows de artistas locais, valorizando os músicos da cidade, e alguns shows nacionais, além feira cultural com exposição de artesanatos, espaço kids, gastronomia diversificada promovida pelas entidades do município e desfile rural. Além da premiação Accioly de Vasconcelos, um evento dentro da programação da Cocalfest que busca homenagear e conceder títulos de honrarias a entidades, pessoas físicas e jurídicas.

Uma das novidades neste ano é a Escolha da Corte dentro da Cocalfest, no dia da abertura da festa, na sexta-feira, dia 22. A ideia é coroar a nova rainha e princesas, as quais já estarão representando a cidade durante os dias da festa. Ao todo, são seis candidatas que representarão Cocal do Sul na décima edição da Cocalfest.

A pedido do comércio local, o feriado municipal de aniversário da cidade será no dia 25 de setembro (segunda-feira), em vez de terça. E a programação contará com a missa especial, seguida pelo corte do bolo pela manhã, shows de corais, desfile rural e ao meio dia será servida a “maior minestra do mundo”, oferecida gratuitamente à população, na Praça Coberta.

A10ª Cocalfest contará ainda com o Trenzinho da Alegria todos os dias 18h às 22h, além de Exposição de Arte todos os dias em paralelo com a programação.

O prefeito Fernando De Fáveri (MDB) participou de entrevista no Comando Marconi e falou mais sobre a programação da festa. O prefeito também comentou sobre outros assuntos, como a construção de um quartel para o Corpo de Bombeiros na cidade, além da busca de mais recursos para o município. Ouça na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Origem da Cocalfest

O município de Cocal do Sul, com mais de 17 mil habitantes, se destaca pela economia gerada principalmente pelo setor cerâmico. Sua colonização está absolutamente ligada à chegada dos primeiros colonos a muitos outros lugares do sul catarinense, que ocorreu por volta de 1880, quando inúmeras famílias oriundas da Itália, Polônia e Rússia se instalaram entre os municípios de Urussanga e Criciúma.

A Vila de Cocal viria a se formar logo após, em 1885, com a comunidade pertencente ao núcleo Accioly de Vasconcelos, nome dado em homenagem ao inspetor de terras e colonização. E em 1991, Cocal do Sul se emancipava de Urussanga, deixando de ser um distrito e ganhando independência. De lá para cá, o município só se desenvolveu com o passar do tempo. Por isso, o objetivo da Cocalfest é resgatar todas essas origens que fazem parte da vida dos que vivem em Cocal do Sul.

Confira a programação:

Colaboração: Amanda Farias / Assessoria de Imprensa