A depressão é uma das doenças que mais atinge a população mundial. De acordo com a psiquiatra e especialista da Clinivida, doutora Márcia Fortunato, a depressão causa incapacidade na pessoa e é uma das principais causas das ocorrências de suicídio no mundo. A profissional explica que a depressão não é somente a sensação de tristeza, já que se sentir triste é um sentimento comum. A depressão possui uma série de outros sintomas que ajudam a identificar se a pessoa tem a doença ou se alguém próximo a ela precisa de apoio.

A doença causa prejuízos na qualidade de vida quando a tristeza se torna cada vez mais constante e ela não sente mais prazer em fazer atividades que antes gostava. Além disso, a pessoa com depressão pode sentir cansaço físico e mental, dificuldade de concentração e falta de memória, sentimento de inutilidade, baixa autoestima, insegurança, medo, indecisão, falta de iniciativa, pensamentos de morte, distorção da realidade, dormir muito ou pouco, perca ou ganho de peso, e outros fatores.

O diagnóstico da depressão é clínico, ou seja, não existem exames que possam mostrar se a pessoa possui a doença, apenas uma avaliação do profissional capacitado, como o psiquiatra. Conforme Márcia, o tratamento pode ser tanto medicamentoso como psicoterapêutico, o que depende de cada paciente. Saiba mais sobre o assunto na entrevista completa para o Comando Marconi:

 

A psiquiatra Márcia atende na Clinivida todas as quartas-feiras, em Orleans.

Clinivida

A unidade matriz conta com o atendimento de mais de 40 especialistas nas áreas de cardiologia, urologia, ginecologia, oftalmologia, gastroenterologia, psiquiatria, psicologia, nutrição, otorrinolaringologista, geriatria, dermatologia, pediatria e muito mais. Conheça mais sobre a Clinivida no site oficial e nas redes sociais (Facebook e Instagram). Agende uma consulta no 3441-1905 ou pelo WhatsApp 99108-5418.