Os atendimentos do Pronto-socorro do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga, estão suspensos. O hospital está passando por um momento crítico devido à pandemia da Covid-19, apresentando alta taxa de ocupação de leitos clínicos, com pacientes em estado gravíssimo, e com insumos, equipamentos e equipe técnica operando no limite.

“É com grande pesar que estamos dando essa notícia a população e aos órgãos necessários, para que a população compreenda esse momento difícil em que o hospital está vivendo. Não só nós, como todos os hospitais do estado e do país, pedimos a compreensão de todos que neste momento precisamos adequar os nossos profissionais ao atendimento dos pacientes com ventilação mecânica, mais os clínicos Covid e os clínicos normais”, afirmou a Administradora do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Andrea de Miranda.

Andrea de Miranda e a Coordenadora de Enfermagem Jaiciana Ramos Vieira estiveram nos estúdios da Rádio Marconi. As representantes fizeram apelo à população para que busquem atendimento em outras unidades ao invés do pronto-socorro do hospital, pois os profissionais estão dando prioridade para os pacientes em estado grave, não atendendo as pessoas que chegam ao pronto-socorro. Andrea e Jaiciana explicaram sobre os limites do atendimento na instituição tendo quatro pacientes intubados e como isso demanda mais da equipe. O porquê da medida tomada e os principais motivos que levaram a decisão foram explanados durante a conversa.

Confira a reportagem completa e o apelo da administração do Hospital Nossa Senhora da Conceição neste momento difícil em que a saúde do município está perto de um colapso mais grave:

 

 

Andrea explicou sobre a situação no Repórter Marconi. Ouça o esclarecimento completo:

 

O ofício n°048/2021 – HNSC é destinado a toda a população em geral e trata sobre a suspensão temporária dos atendimentos no pronto-socorro. Confira:

Prezado(a) Senhor(a),

           Tendo em vista que o Hospital Nossa Senhora da Conceição opera em seu momento mais crítico da pandemia da COVID-19, estando com alta taxa de ocupação dos leitos clínicos, com pacientes em estado gravíssimo – sendo 03 deles em ventilação mecânica –, e com insumos, equipamentos e equipe técnica operando no limite, informamos que:

Em concordância com o comitê de Enfrentamento à COVID-19 da Secretária Municipal de Urussanga, por motivo de extrema necessidade, o HNSC necessita suspender os atendimentos do pronto-socorro, restringindo-o provisoriamente apenas à emergências e pacientes referenciados (encaminhados de pronto atendimentos ou centro de triagem, mediante contato médico prévio).

           Outrossim, informamos que os pacientes que necessitarem de atendimento deverão buscar nas unidades básicas de saúde do município ou de pronto atendimentos das cidades vizinhas, ou no centro de triagem do município.

         Por fim, sendo um momento de calamidade pública geral no Estado, orientamos à população a buscar atendimento apenas em casos de emergência. Aos que puderem permanecer em casa, assim o façam; aos que necessitam trabalhar, que observem às medidas de segurança e desloquem-se o menos possível, permanecendo em casa no período em que não estiverem laborando.

Salientamos: evitar aglomerações é a melhor medida para evitar a disseminação do vírus.

Da Redação