A prefeitura de Urussanga renovou a parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Criciúma. Desde 2017, mais de 600 moradores receberam diplomas de cursos técnicos e profissionalizantes através da parceria entre a prefeitura e o instituto. Nesta semana, representantes do IFSC estiveram no Paço Municipal para a renovação do contrato de colaboração.

O diretor geral do IFSC de Criciúma, Daniel Comin da Silva, comentou que Urussanga foi a pioneira na região e que, através dos resultados obtidos, outras cidades da Região Carbonífera têm iniciado parcerias. “A parceria com Urussanga acaba sendo um braço que nos permite estar mais próximo da comunidade. Para nós é muito importante, pois essa ação tem um valor simbólico muito grande. Ela traz matrículas para o Instituto e, acima de tudo, nos permite estar mais próximo da nossa missão que é atender a população da região, algo que não conseguimos fazer apenas dentro do Campus”, afirmou.

A cada semestre novos cursos são ofertados, com durações variadas que levam em conta as demandas trazidas pelo próprio município. “Nós já ofertamos 55 cursos e 600 pessoas já se formaram apenas em Urussanga”, ressaltou o diretor. Atualmente, estão em andamento os cursos de inglês, recursos humanos, espanhol e informática. De acordo com a secretária de Educação, Janea Possamai, a renovação da parceria é um momento muito importante. “Além de garantir essa oferta de ensino profissionalizante, ele capacita até os trabalhadores que já estão empregados. É uma oportunidade de eles crescerem dentro da própria empresa com esses cursos, o que para nós e a educação, tem uma grande valia em relação ao conhecimento. O que nós precisamos é de pessoas que realmente queiram estudar e se capacitar”, destacou.

A abertura do edital para novas turmas e cursos deve ocorrer no final de outubro e será divulgada nos canais oficiais da prefeitura. “As aulas devem iniciar em fevereiro de 2023. Lançamos sempre com muita antecedência para podermos fazer todo o planejamento, inclusive da parte física”, garantiu Janea. “Trouxemos o ensino profissionalizante para Urussanga para facilitar a vida dos munícipes, que assim, não precisam gastar com transporte para outras cidades. Os cursos são uma maneira de profissionalizar quem procura uma oportunidade de emprego, mas também de enriquecer o currículo de quem já está no mercado de trabalho e pretende crescer profissionalmente. O mercado exige e nós, como administração municipal, ajudamos como podemos a facilitar esse processo”, ressaltou o prefeito Luis Gustavo Cancellier (PP).

Colaboração: Ana Paula Nesi / Assessoria de Imprensa