A prefeitura de Cocal do Sul segue monitorando os pontos da cidade que geralmente alagam. O prefeito Fernando De Fáveri (MDB) afirmou que o município trabalha em ações preventivas desde a semana passada, quando houve o primeiro alerta para as chuvas intensas desta semana. De acordo com Fernando, as limpezas dos rios, o Tigre e o Cocal, vem sendo feitas desde o ano passado, para evitar ocorrências de transbordamento. No sábado, dia 30, as comportas das duas barragens do município foram abertas e secadas para que pudessem ser fechadas durante as fortes chuvas. Conforme De Fáveri, essa ação gerou resultados.

O prefeito relatou que durante a tarde de hoje, dia 3, quando a chuva se intensificou mais, um dos leitos do rio foi transferido para uma plantação de 28 hectares de arroz, que desafogou o leito do rio. “Até o momento a gente vem tendo o município de forma muito bem controlada”, frisou Fernando. Cocal do Sul registrou até agora poucas ocorrências de alagamentos em alguns pontos, que foram atendidas pela Secretaria de Obras, e a queda do muro de uma residência. Além disso, Fernando afirmou que a prefeitura alugou motores bomba para sugar a água das casas caso haja alagamentos.

As aulas estão mantidas no município normalmente. Porém, a preocupação é para esta quarta-feira, dia 4, já que as chuvas continuarão e o solo se encontra muito encharcado, o que aumenta o nível dos rios. Ouça mais na entrevista completa com Fernando para o plantão da Rádio Marconi:

 

Caso precise ligue para a Defesa Civil em Cocal do Sul no número (48) 98834-9105