O prefeito de Urussanga, Luis Gustavo Cancellier (PP), completou 20 dias à frente da administração nesta terça-feira, dia 5, após seu retorno ao cargo. Em entrevista ao Comando Marconi, Cancellier afirmou que a prioridade foi resolver certos impasses na área da saúde, reajuste salarial dos servidores públicos e nomear novos secretários e diretores nas pastas em que houve exonerações por parte do vice Jair Nandi (PSD). O prefeito retornou ao cargo no último mês após ficar um ano afastado por conta da Operação Benedetta (leia mais aqui).

Cancellier disse que conversou com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Criciúma e Região (Sirsep) para avaliar sobre o reajuste salarial, já que era uma reivindicação da classe. Foi acordado que o aumento será de 15,61% imediato com pagamento retroativo a maio, mais 2,22% a serem pagos a partir de outubro e 2,22% pagos até abril do ano que vem, fechando 20,05% de reajuste (entenda mais aqui).

Na saúde, o prefeito disse que havia demandas de reajuste do salário dos médicos, já que, segundo Cancellier, o salário da classe em Urussanga era baixo comparado a outras cidades da Região Carbonífera. O chefe do executivo disse que esse impasse já foi resolvido, além do salário dos técnicos em enfermagem. Outra questão, conforme Luis Gustavo, é contratar médicos para dois postos de saúde de Urussanga que estão sem atendimento. Cancellier ainda falou sobre o mutirão zera fila na saúde (confira aqui), que está sendo realizado durante esta semana.

Foto: Edi Carlos De Rezende / Rádio Marconi

Outra demanda do município são as filas para vagas em creches. Cancellier afirmou que há 70 crianças, de zero a três anos, esperando por vagas em instituições da cidade. O prefeito frisou que uma nova turma será aberta na próxima semana e mais outras vagas serão abertas em 60 dias com o término das obras de uma creche no bairro Bom Jesus. O prefeito Luis Gustavo participou de entrevista no programa Comando Marconi e falou mais sobre as atividades que realizou durante os 20 dias em que está à frente da administração municipal. Ouça na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Cancellier também comentou sobre o avanço do projeto para a pavimentação da rodovia dos Mineiros, a SC-440. Na última semana o projeto foi readequado e encaminhado ao Governo do Estado. A expectativa é que a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado dê um retorno ainda nesta semana (saiba mais). Além disso, o prefeito ainda disse que há outras estradas que serão pavimentadas na cidade, principalmente em comunidades do interior, locais em que já há o mapeamento para a realização das obras. Como é o caso dos bairros Rio América, Palmeira Alta, Alto Rio Molha, Barro Preto, Belvedere, Brasília e outras localidades.

O prefeito afirmou que deverá se reunir, ainda nesta semana, com o presidente da Câmara de Vereadores para discutir sobre o remanejamento orçamentário. Isso porque, no início da gestão, é aprovado um valor para as leis orçamentárias, que é o quanto se pode gastar para cada pasta. Cancellier disse que esse teto de gastos já foi atingido na Agricultura e na Saúde, sendo necessário um remanejamento para que as duas pastas continuem atendendo as demandas da cidade. Um Projeto de Lei deve ser protocolado no Legislativo, no qual os vereadores deverão votar se aprovam ou não.

Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias que foram destaques na programação da Marconi FM