Na manhã desta terça-feira (18), a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão, em Criciúma, referente a investigação de um furto a joalheria e ótica no centro de Orleans. O crime ocorreu no dia 15 de abril. Conforme a Polícia Civil, dois homens suspeitos foram presos e apreendidos objetos utilizados no repasse das joias.

As investigações iniciaram logo após o registro da ocorrência, sendo os primeiros mandados cumpridos no dia 30 de abril, em Criciúma. Na ocasião, a Polícia Civil recuperou parte das joias e ainda apreendeu um veículo Honda Civic, uma motocicleta, aparelhos eletrônicos, entre outros objetos adquiridos com o produto do crime. A Polícia Civil solicitou o sequestro e apreensão de dinheiro e bens dos suspeitos. Foram localizados R$ 111 mil em dinheiro, joias, veículos, eletrônicos e vestuário que serão destinados à vítima após leilão, como forma de indenização ao prejuízo.

A investigação apurou que os dois autores e os dois compradores das joias se associaram para a prática de crimes de furto e roubo contra joalherias da região Sul. Os dois primeiros responsáveis pela execução dos crimes e os outros dois responsáveis por comprar as joias, derretê-las e inseri-las novamente no mercado após beneficiamento. A participação de um quinto suspeito, também comprador de ouro, é ainda investigada.

O inquérito policial deverá ser concluído em dez dias com o indiciamento dos investigados por furto qualificado pelo arrombamento e concurso de pessoas, associação criminosa (antiga quadrilha) e lavagem de dinheiro. As operações policiais contaram com o apoio de policiais civis das Delegacias de Lauro Müller, Forquilhinha, 2ª DP, Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Criciúma e DPCAMI de Criciúma.