Os miomas uterinos acometem as mulheres em idade reprodutiva e podem ser únicos ou múltiplos, grandes ou pequenos. Além disso, eles podem surgir em diferentes locais do útero. De acordo com a ginecologista doutora Bianca Bez Batti De Pellegrin, existem fatores de risco que podem influenciar, como a história familiar; idade, já que é mais frequente em mulheres de 30 a 50 anos; e a cor da pele, já que mulheres negras possuem miomas até três vezes mais quando comparadas às mulheres brancas. O problema também pode afetar mulheres que menstruaram pela primeira vez antes dos 10 anos ou que nunca engravidaram.

Conforme a especialista, os miomas uterinos são tumores benignos, sólidos e que são formados por tecido muscular e conjuntivo. Bianca explica que os sintomas dependem da localização dos miomas, tamanho e o número, podendo ser diagnosticado através dessa manifestação. Além disso, existem casos no qual a mulher não apresenta sintomas e que os miomas são diagnosticados em exames de imagem de rotina ou por causa de outras queixas durante as consultas. A doutora Bianca participou de entrevista no programa Ponto de Encontro e falou mais sobre o assunto. Ouça:

Parte 01

 

Parte 02

 

Os sintomas podem variar entre sangramento anormal, dor pélvica e dor durante a menstruação ou nas relações sexuais. A especialista também ressalta que algumas mulheres podem apresentar dificuldade para engravidar ou terem abortos espontâneos. Em pacientes após a menopausa, com a queda dos níveis de hormônios, pode haver diminuição do número e tamanho dos miomas.

 

Agende uma consulta com a ginecologista Bianca Bez Batti de Pellegrin:

Consultório Urussanga: Rua Vidal Ramos, número 170, primeiro andar, sala 5, Centro. Telefones: (48) 3465-1798 / WhatsApp: (48) 9 9600-5079

Policlínica AAPIU: Rua Barão do Rio Branco, 330, Centro. Telefones: (48) 3465-2248 / WhatsApp: (48) 9 9801-4747

Consultório Orleans: Clinivida, Rua Vereador Afonso Zanini, número 351, Barro Vermelho. Telefones: (48) 3466-0671 / WhatsApp: (48) 9 9108