Mais de 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. Dirigir alcoolizado, mexendo no celular, não prestar atenção ao seu redor e se distrair. Não só por condutores, os acidentes também podem ser causados por ciclistas e pedestres desatentos. Os outros 10% dos acidentes são causados pela própria via ou por falta de manutenção nos veículos. “Se nós pensarmos que quem cuida da manutenção do veículo são as pessoas e quem constrói as rodovias são as pessoas, então daria, de um modo geral, 100% de causa humana”, destaca a agente de trânsito e psicóloga Inês Arend, observadora certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Para alertar sobre o tema, o Movimento Maio Amarelo tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O programa Ponto de Encontro tratou do assunto em entrevista com Inês. Ouça na íntegra:

 

De acordo com Inês, o Movimento Maio Amarelo é realizado em 27 países nos cinco continentes. Para a especialista, não só durante o mês de maio, as pessoas devem ficar atentas ao trânsito e aos seus comportamentos para manterem todos seguros. “Todos nós fazemos parte de uma engrenagem que se chama trânsito. Se uma partezinha dessa engrenagem não funcionar adequadamente, nós podemos ter um sinistro de trânsito. E quando se fala em sinistro de trânsito, se fala em vidas que podem ser perdidas, sonhos que podem ser deixados de ser vividos, famílias que são destruídas. Nós precisamos pensar não só em números, mas em pessoas em si, humanos”, destaca.

Além da manutenção adequada do veículo e dos cuidados necessários, é fundamental que o motorista, ou o pedestre, esteja emocionalmente bem. “Se não está nervoso demais, se não está com algum problema de saúde, saber se está em condições reais de dirigir, no modo psicológico”, comenta. “Precisamos de todos os nossos sentidos bem atentos enquanto estamos na condução de um veículo. Não somente na condução, mas como pedestres também, porque se nós caminhos desatentos, desligados, nós podemos eventualmente atravessar a rua em um local onde não é permitido”, acrescenta.

ONSV

O Observatório Nacional de Segurança Viária é uma instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam efetivamente para a redução dos elevados índices de ocorrências no trânsito brasileiro. Com esse objetivo, um grupo de profissionais multidisciplinares decidiu reunir todo o seu conhecimento, experiência e motivação em um único projeto grandioso e desafiador: mobilizar a sociedade em prol de um trânsito mais seguro.

MAIO AMARELO 2023 – 10 anos do Movimento que salva vidas!