O Governo do Estado anunciou recursos para o desassoreamento do canal da Barra do Camacho. Ao total, serão destinados R$ 10 milhões que irão auxiliar a pesca, que é responsável pela subsistência de cerca de 3 mil pessoas na região. O anunciou foi feito pelo governador Carlos Moisés durante agenda de trabalho em Jaguaruna, na última quinta-feira (1°). O chefe do executivo estadual também lançou o SC Mais Pesca – Programa de Infraestrutura Pesqueira para Santa Catarina, que terá investimentos de R$ 30 milhões para pescadores artesanais.

A obra no canal vai refazer a ligação da lagoa com o oceano através da barra. Sua abertura é essencial, vai oxigenar e salinizar o complexo lagunar, o que fará com que aumente os números de peixes e crustáceos. Isso trará resultados aos moradores, que têm suas atividades com a pesca artesanal, além de beneficiar a rizicultura, a pecuária e reduzir o risco de enchente.

O assunto foi destaque na entrevista com o prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva dos Santos, durante o programa Comando Marconi. Outras reivindicações também foram abordadas, como os investimentos de melhoria em estradas e iluminação pública na região do Balneário Esplanada. Ouça na íntegra:

 

O secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, destacou que além do desassoreamento e dragagem, será feita a construção do enrocamento (coluna de pedra), que deve solucionar a situação do assoreamento que prejudica a pesca. “Essa questão da Barra do Camacho é uma demanda debatida há mais de 20 anos. Já foi feito o desassoreamento do canal em outras oportunidades, mas nada que fosse uma ação para resolver o problema definitivamente. Isso que buscamos e vamos fazer agora. É um compromisso que o governador assumiu e agora vem honrar”, pontuou o secretário.

A prefeitura de Jaguaruna ficou responsável pelo prosseguimento ao processo de licitação e execução da obra. O projeto foi feito pela Amurel para a prefeitura. O prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva dos Santos, lembrou que há 45 dias esteve em reunião com o governador Carlos Moisés, que se comprometeu em liberar os recursos. “É uma grande conquista de toda a região, que com certeza trará dias melhores para os pescadores. Agora vamos partir para licitação e em seguida a obra será realizada”.

Com informações do Governo de Santa Catarina