As estações do outono e inverno influenciam na vida de quem sente dores no corpo, pois o frio interfere nas percepções de dores das pessoas. O ortopedista e especialista em coluna vertebral, doutor Luiz Felipe Carvalho, explica que isso acontece por conta da alteração da pressão atmosférica. Entre os problemas ortopédicos mais comuns que as pessoas enfrentam durante o inverno, Carvalho destaca a artrose. “A artrose é um problema degenerativo, inflamatório e evolutivo. Então, com a variação do tempo, a variação da pressão atmosférica, a gente sente muito”, explica. O assunto foi destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro com o doutor Luiz Felipe. Ouça e entenda mais na íntegra:

 

O especialista ressalta que esses problemas costumam aparecer em pessoas a partir dos 40 anos. “Mas nos consultórios hoje está sendo cada vez mais frequente recebermos pacientes mais jovens com artrose, por dois fatores. O principal fator é o genético: a artrose tem uma transmissão genética”, comenta. “Como é um problema degenerativo inflamatório, a alimentação também interfere muito no desgaste e também na percepção da dor”, acrescenta. Carvalho frisa que alimentos que contêm glúten, açúcares e laticínios interferem na artrose, já que são inflamatórios.

O doutor ainda ressalta sobre a importância do exercício físico, principalmente durante os dias mais frios. “Precisamos fazer atividade física, isso sim vai modificar a nossa percepção de dor, a nossa quantidade de músculo e inclusive a nossa qualidade de vida”, comenta. “Devemos nos movimentar e nos exercitar todos os dias”, destaca. “É natural que você tenha um pouquinho de dor nas articulações, mas a orientação é: insista no seu movimento, insista no seu exercício, porque vai sim fazer a diferença para você ter uma excelente qualidade de vida”, completa.

Ouça a entrevista também no Spotify: