Os medicamentos são produtos especiais feitos para prevenir e curar algumas doenças. No entanto, é fundamental que alguns cuidados sejam tomados, já que o seu uso indevido pode causar outros problemas. A farmacêutica e proprietária da Farmácia Dalila, em Urussanga, Caroline Furlan, explica que é importante estar atento ao local que os medicamentos estão guardados em casa, além de observar a ingestão e outras condições. Os remédios não podem ficar em lugares quentes, úmidos e expostos a luz, já que pode acontecer a oxidação da substância, afetando a eficácia do medicamento.

Um costume comum entre muitas pessoas é cortar o medicamento ao meio. Caroline explica que não é ideal fazer isso, somente se for recomendado pelo médico ou pelo farmacêutico. O que acontece é que as pílulas possuem certas propriedades, no qual ao cortar acabam se perdendo. Além disso, a pílula apresenta uma espécie de proteção, que acaba sendo perdida no corte, deixando as substâncias expostas a umidade, calor e ar. O medicamento também poderá ser contaminado, já que a faca utilizada pode estar contaminada. Caroline também ressalta que o princípio ativo do remédio pode não estar dividido corretamente ao cortar. Por isso é necessário a recomendação e auxílio de um profissional da área.

A farmacêutica Caroline participou do programa Comando Marconi e explicou mais sobre o assunto. Confira:

 

Caroline comenta que só se toma um remédio junto com água. Outras bebidas, como leite, café e chás não são ideais. Isso porque a bebida pode reagir junto com as propriedades do medicamento, podendo causar uma reação contrária a esperada, diminuindo o efeito do remédio. Por exemplo, o leite, por conter cálcio, interage com os antibióticos, não gerando os efeitos do medicamento. Caroline também ressalta que o remédio sublingual não pode ser ingerido com água, já que a sua absorção acontece através da saliva.

Determinados medicamentos podem ser armazenados na geladeira, porém é importante não deixar eles perto do congelador ou na porta. O recomendado é que ele seja colocado na parte de baixo, onde muitas pessoas costumam colocar frutas e verduras, já que nesse lugar não há variação de temperatura quando a geladeira é aberta. Caroline ressalta que os remédios que podem ser colocados na geladeira possuem a especificação exposta no rótulo da embalagem.

A farmacêutica também esclarece sobre a diferença entre os medicamentos de referência e os genéricos, já que é uma dúvida muito comum. Os de referência são os inovadores, são a primeira fórmula, o primeiro lançamento. Já os genéricos possuem o mesmo principio ativo dos de referência, são testados, porém a diferença é a embalagem e o seu custo, que é mais acessível.

Acompanhe a Farmácia Dalila através do Instagram