O clareamento dental é um tratamento antigo, muito seguro e essencial para as pessoas que desejam ter um sorriso mais branco. E com a chegada do verão nos próximos meses, a clínica odontológica doutora Fabíola Zanin preparou um especial com descontos de até 20% no procedimento, válido nesta semana. Conforme a especialista, existem alguns tipos de clareamento dental, sendo que os principais são: com moldeiras personalizadas com a aplicação do gel clareador e com o laser. Nas moldeiras, o profissional realiza um molde dos dentes da pessoa, onde será colocado um gel clareador. Fabíola ressalta que neste procedimento é muito importante seguir as recomendações necessárias, já que o uso do gel a mais do que é receitado pode causar feridas na gengiva da pessoa, podendo causar sensação de queimação. Já no procedimento a laser, é feito pelo dentista, no consultório em até três sessões.

De acordo com a doutora, não existem fatores que possam prejudicar o clareamento, como o tomar bebidas escuras como café preto, vinhos e refrigerantes. Isso porque o processo de clareamento libera moléculas de oxigênio que existem dentro do dente, quebrando as moléculas das manchas, causando o clareamento em processo externo para o interno. “O dente não fica poroso. Às vezes a gente tem uma ideia de que esse dente vai ficar mais aberto para receber manchas e eu não posso tomar nada porque vai escurecer: não, ele não vai afetar em nada. A molécula de oxigênio que consegue entrar no seu dente é muito pequena, a molécula de café não consegue fazer isso”, explica. O tratamento usando as moldeiras leva um tempo aproximado de um mês, onde o paciente utiliza os moldes por alguns minutos durante os dias.

A doutora Fabíola Zanin participou do programa Comando Marconi e explicou mais sobre as formas de clareamento dentário e da promoção da clínica. Saiba mais na íntegra:

 

O tanto que os dentes irão clarear ou não dependem de cada organismo da pessoa. Fabíola fez a comparação com o bronzeamento, já que algumas pessoas costumam se bronzear mais do que outras durante o verão. Após ser feito o clareamento, os dentes não correm o risco de voltar a cor natural de antes do tratamento. Não é necessário realizar outros clareamentos, mas se a pessoa querer, ela poderá fazer o procedimento novamente após cerca de dez meses, ou ao menos uma vez ao ano, mas isto é opcional. O procedimento pode ser realizado em adolescentes a partir dos 13 anos. Além disso, segundo a Fabíola, não é recomendado realizar o clareamento em gestantes e em mães que estão amamentando, já que o peróxido de hidrogênio pode causar reações, sendo recomendado não realizar neste período.

O uso de carvão ativado para o clareamento dos dentes é proibido. O seu uso não ajuda para que os dentes fiquem brancos, pelo contrário, ele danifica o esmalte dentário. A informação de que o carvão é recomendado para o clareamento foi divulgada há algum tempo, e segundo Fabíola, são mentiras e não existe nenhuma comprovação de que ele realmente funciona para esta finalidade. Além disso, Fabíola comentou que realizou o experimento de escovar a pasta de dente com carvão em uma placa de vidro, sendo que o vidro ficou arranhado após o procedimento. Além de causar arranhadura, a sensação de que o produto clareia o dente é porque, por ser um produto preto, ele escurece a gengiva, causando contraste entre ela e os dentes, dando a sensação de que houve o clareamento.

Conheça mais os trabalhos da Dra. Fabíola Zanin em seu Instagram acessando aqui

Da Redação