Diabetes gestacional é a intolerância aos carboidratos em graus variados, iniciada durante a gestação e que pode ou não persistir após o parto. É a complicação clínica mais comum da gravidez, com uma prevalência estimada em 18% das gestantes.

Entre os fatores de risco podemos citar idade, sobrepeso e obesidade, antecedente familiar de Diabetes Mellitus (parente de primeiro grau), antecedentes pessoais de alteração metabólica (glicemia alterada, síndrome dos ovários policísticos, dislipidemia, hipertensão), gestação anterior com polidrâmnio, macrossomia, entre outros.

O Ponto de Encontro desta segunda-feira (14) tirou dúvidas sobre diabetes e gestação. No estúdio da Marconi FM, a Dra. Bianca Bez Batti de Pellegrin conversou com o apresentador Rafael Niero sobre o assunto.

Parte 01:

 

Parte 02:

 

Complicações

Entre as complicações fetais durante a gestação, podemos citar macrossomia (peso acima de 4 kg), aumento do volume de líquido amniótico, prematuridade, além do risco de morte fetal. Após o nascimento, maior risco de desconforto respiratório, hipoglicemia, internação em UTI, entre outros. Para essas crianças, também há um risco aumentado de desenvolver diabetes ao longo da vida. Quando há o diagnóstico de diabetes antes da gestação, existe maior risco de abortamento e de má formações na criança.

Para as mães, há risco aumentado de hipertensão arterial sistêmica e pré eclâmpsia, lesão renal e oftalmológica. Em casos avançados pode haver perda de função renal e até cegueira, muitas vezes irreversíveis. Após a gestação, essas mulheres também possuem maior risco de desenvolver Diabetes Mellitus. Portanto, o acompanhamento após a gestação é fundamental.

Todas as gestantes devem fazer o rastreamento no início da gestação, ainda no primeiro trimestre, já podendo ser realizado o diagnóstico. Mesmo se dentro da normalidade, em torno de 24 semanas de gestação, deve ser realizada nova pesquisa.

O tratamento inicialmente é realizado com dieta e atividade física, alcançando-se o controle em torno de 60% das pacientes. Nas demais, pode ser necessário o uso de medicações.

Agende uma consulta:

Instagram – @dra.biancapellegrin

 

Consultório Urussanga

Rua Vidal Ramos, Nº 170, primeiro andar, sala 5, centro.

Telefones: (48) 3465-1798 ou WhatsApp (48) 9 9600-5079

 

Policlínica AAPIU

Rua Barão do Rio Branco, Nº 330, centro.

Telefones: (48) 3465-2248 / WhatsApp (48) 9 9801-4747

 

Consultório Orleans

Clinivida, Rua Vereador Afonso Zanini, Nº 351, Barro Vermelho.

Telefones: (48) 3466-0671 / Whatsapp (48) 9 9108-5418