Falar novas línguas, conhecer o mundo, aprender novas culturas, entender filmes e músicas, e compreender um novo horizonte. Estes são alguns dos objetivos do Instituto Sul de Línguas (ISUL), que possui uma unidade em Urussanga. O ISUL atende crianças a partir dos três anos, sem limite de idade para apreender um novo idioma. Seja o inglês, espanhol, alemão, italiano ou o francês, no ISUL o aluno alcança algo novo em cada encontro de uma forma descontraída.

Não só entender uma língua diferente, o aluno do ISUL tem novas experiências de vida, que também auxiliam em diversas questões, seja nos estudos, na profissão, ou até mesmo na melhor qualidade de vida, ajudando no exercício mental. Cada aula possui atividades diferentes, que deixam o ensino mais interessante de se apreender, além de estimular a conversação dos alunos.

Para abordar sobre os diferenciais do ISUL, o programa Ponto de Encontro realizou uma entrevista especial com os professores do instituto. Participaram a proprietária da unidade, Denise, os professores de inglês Vitória e Marcelo, a professora de italiano Teba e a professora de alemão, Aglair. Ouça na íntegra:

 

Para as crianças, a criatividade é muito exercitada durante o ensino. Isso porque os alunos aprendem de uma maneira divertida, brincando. Diferente de escolas tradicionais, no ISUL não há padrões nas aulas, já que cada uma possui um diferencial. “A gente aprende conversando, interagindo, usando a criatividade, muitos jogos, muita música, a gente canta, dança mesmo”, destaca a professora Vitória. “Não fica naquela coisa de livro, quadro e tem que copiar. É uma coisa bem tranquila e leve mesmo”, acrescenta.

As turmas são separadas através de um nivelamento da idade dos alunos e do conhecimento que eles têm de determinada língua. “Tem gente que às vezes chega lá com um nível avançado e só quer fazer conversação, tem gente que é iniciante”, comenta Teba. Na parte da conversa entre os alunos, os mais variados temas são colocados em pauta para que os alunos pratiquem a língua, principalmente quando são turmas de adultos. Medicina, saúde, assuntos internacionais e que estão em alta fazem parte da conversa entre estudantes e professores.

Além das aulas, os professores ressaltam que é necessário que a pessoa se dedique e procure sempre praticar o idioma. Assistir filmes e séries na língua, ler livros, acompanhar perfis nas redes sociais e outras atividades do tipo são recomendadas para as pessoas que estão praticando o determinado idioma.

O ISUL fica próximo ao Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, na rua Joaquim Vieira Ferreira, número 364. Os interessados podem participar de uma aula experimental gratuita, para conhecer mais sobre o ensino do instituto. Entre em contato com o ISUL de Urussanga no WhatsApp (clique aqui).