A pavimentação da Serra do Corvo Branco está mais perto de se tornar realidade. O governador Carlos Moisés assinou na manhã desta segunda-feira, 31, o edital para o asfaltamento do último trecho da SC-370, entre Grão-Pará e Urubici. Trata-se de uma obra com 9,4 quilômetros de extensão, com investimento previsto de R$ 40,8 milhões.

A assinatura do edital ocorreu na cidade de São Joaquim, durante uma reunião da Associação de Municípios da Região Serrana (Amures). A licitação ocorrerá por meio de um Regime Diferenciado de Contratação (RDC), no qual a empresa vencedora terá um prazo de 18 meses para concluir os trabalhos.

Na visão do governador Carlos Moisés, a pavimentação do trecho será um importante vetor para o desenvolvimento tanto da Serra quanto do Sul do Estado. “Essa é uma obra esperada pelos catarinenses. Era um compromisso do nosso Governo, junto com todos os parlamentares da região. O turismo vai ser muito beneficiado, pois a acessibilidade é essencial para esse setor. Hoje nós já temos um grande fluxo na Serra do Corvo Branco, mas isso será potencializado com a chegada do asfalto”, afirma o governador.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, conta que o processo licitatório deve levar de quatro a seis meses para ser concluído. Segundo ele, a intenção do Governo do Estado é que as máquinas já estejam na pista ainda este ano. “Com o asfalto, o desenvolvimento vai chegar não apenas por meio do turismo, mas também pelo agronegócio. O escoamento da produção se dá nos dois sentidos da Serra e o caminho ficará mais fácil para todos”, conta Vieira.

Saiba mais no áudio abaixo:

 

Projeto Cidade + Eficiente

O Governo do Estado, a Celesc, o Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama) e os municípios de Urubici, Urupema, Rio Rufino, Painel e Bocaina do Sul assinaram nesta segunda-feira, 31, a ordem de serviço para a execução do Projeto Cidade + Eficiente.

A iniciativa, aprovada em Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética da Celesc e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), prevê ações para a modernização do parque de iluminação urbana da região. A assinatura do documento permite colocar em prática os conceitos de sustentabilidade e eficiência energética na gestão da iluminação pública das cidades catarinenses.

O projeto nos cinco municípios, orçado em R$ 1,2 milhão, prevê a troca de 1.266 luminárias ineficientes, o que representa uma economia de 508 MWh/ano de energia por ano aos cofres públicos.

Com informações do Governo de Santa Catarina