A Campanha Sul Solidário, idealizada por mais de 20 entidades da Região Carbonífera (Amrec), chegou ao fim na manhã deste sábado (12), durante evento realizado no Metropolitan Mall. Houve a presença das instituições e entidades envolvidas na campanha, além da Banda do 28º GAC de Criciúma. A iniciativa, que iniciou em 12 de maio, estimou a arrecadação final de 20 toneladas de alimentos.

A ação social começou a ser idealizada pelos comerciantes do Metropolitan Mall, membros do Rotary Club e pela Equipe Multi-Institucional – composta pela Cruz Vermelha Brasileira (filial Criciúma), Exército Brasileiro (28°GAC), Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT). Ao longo da campanha, outras entidades também demonstraram interesse na causa e integraram o grupo, fortalecendo ainda mais a marca Sul Solidário.

O programa Comando Marconi abordou sobre o assunto em entrevista com o coordenador da Campanha Sul Solidário, Carlos Roberto Rodrigues. Confira na íntegra:

 

Encerramento contou com a presença da equipe do SAER

O encerramento da campanha contou com a presença dos policiais do SAER e dos profissionais da saúde do SARASUL. O SAER faz parte da equipe multi-institucional gerida pela Cruz Vermelha. Desde a chegada do SAER na região Sul procuramos estar presentes em todas as ações da Cruz Vermelha, quer seja como posto de coleta ou também ajudando na divulgação dos eventos promovidos. Isso se intensificou ainda mais a partir de dezembro quando iniciou o serviço aeromédico e tivemos o engajamento maior não só nas atividades da polícia, como também nas que envolvem a saúde.

A entrega das doações é realizada pela Equipe Multi-Institucional – composta pela Cruz Vermelha Brasileira (filial Criciúma), Exército Brasileiro (28°GAC), Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT). “A Campanha foi muito volumosa no ponto de vista de doações e iremos honrar e fazer um esforço para que esses alimentos cheguem o mais rápido possível a quem precisa. Pelos menos duas vezes por semana saímos em comboio por um bairro de Criciúma e para outras cidades para realizar as doações”, explica o coordenador da Equipe Multi-Institucional, Almir Fernandes.

“Já atendemos cerca de 500 famílias, instituições assistenciais, como os asilos não ó de Criciúma, como também da região, além de outras instituições. Fomos muito bem recebidos e estamos conseguindo auxiliar em uma demanda que é muito grande. No levantamento feito pelos CRAS, somente na região de Criciúma, em 2019, eram 17 mil famílias passando por necessidade. Por conta da pandemia, muitos que não eram em situação de vulnerabilidade social, acabaram ficando, após perderem o emprego, por exemplo. A colaboração de toda a comunidade irá auxiliar a atender esta demanda”, complementa Almir.

Colaboração: Novo Texto Comunicação