A sensação de tomar um banho quente durante um dia frio é muito boa, porém, o ato pode causar prejuízos à saúde da pele. O principal deles é a coceira, muito comum para a época do ano por conta do inverno. De acordo com o dermatologista doutor Adroaldo Luiz Apolinário, isso acontece por causa da água muito quente junto com o hábito de esfregar o corpo. Isso faz com que o manto lipídico, que mantém a pele hidratada, seja removido, causando micro fissuras na pele. “Através dessas micro fissuras, a pele vai perdendo água, vai se desidratando, e aí começa a coceira”, explica.

Conforme o especialista, o problema pode ser resolvido com dicas simples, como evitar banhos demorados e muito quentes, além do excesso do uso de sabonetes. “Após o banho usar um hidratante, isso vai minimizar e vai resolver esse problema de pele seca no inverno”, comenta. “Principalmente em idosos, porque eles acabam sofrendo um pouquinho mais. Com a idade, a capacidade de auto-hidratação da pele vai diminuindo, e se você tem esses maus hábitos no banho, isso se agrava”, completa.

O inverno se aproxima e dicas como essas devem ser ainda mais reforçadas. Por isso, o assunto foi destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro com o dermatologista Adroaldo. Ouça na íntegra:

 

Outra questão importante que causa incômodos durante o inverno são os lábios ressecados. O doutor comenta que é comum que as pessoas passem a própria língua nos lábios achando que isso irá hidratar eles, quando, na verdade, resseca ainda mais a região. O ideal é que um hidratante labial seja utilizado nos lábios para evitar o aparecimento de rachaduras e situações piores. “Às vezes, o paciente sente dor para comer, para sorrir, para articular as palavras porque o lábio fica todo rachado”, comenta.