O Criciúma agora terá mais uma tecnologia a serviço do setor de análise de desempenho. Um drone foi comprado pelo clube e será uma importante ferramenta para a comissão técnica carvoeira ter uma melhor visão do posicionamento dos atletas no campo durante os treinamentos. O uso do novo equipamento é uma prática comum nos clubes europeus e um diferencial nos clubes da Série B do Campeonato Brasileiro.

O modelo usado pelo Tigre é o Drone Mavic, da fabricante DJI. Ele tem maior nitidez na imagem e duração mais prolongada de voo. Os analistas de desempenho do clube, Gustavo Damasceno e Silvestre Freitas, e o estagiário da Unesc que faz parte do setor, Carlos Miguel Dal Molin, terão disponível quatro baterias com duração de 20 minutos cada.

“O equipamento irá nos auxiliar nas sessões táticas de treino, principalmente para avaliar se o planejamento e as ideias de jogo da comissão técnica estão realmente sendo construídas no campo de jogo. A novidade vai ajudar a fazer o Criciúma mais forte”, afirmou o analista Silvestre Freitas, que possui os cursos de análise de desempenho de categorias de base e futebol profissional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O drone possibilitará filmagem aberta para que se faça uma análise mais real das ações dos atletas. O modelo ainda proporciona a flexibilidade da imagem, podendo colocá-lo no sentido vertical ou horizontal, a qualquer distância do campo, de acordo com o desejo da comissão técnica.

Outra importante utilidade será a seleção de imagens, momentos e lances que os atletas receberão através do WhatsApp para observarem o seu posicionamento. “A ideia é fazer com que o grupo faça parte do processo de evolução tática. Dessa forma, conseguiremos apresentar de uma forma mais prática e visível as orientações para os jogadores”, explicou Gustavo Damasceno, que também possui a mesma formação de analista da CBF.