Em comemoração ao Dia das Mulheres, a Rádio Marconi preparou um especial de entrevistas para contar histórias de vida, luta e superação. Uma delas foi a da senhora Maria Rodrigues Pinheiro, que atuou por 31 anos no Posto de Saúde do Bairro da Estação, em Urussanga. Natural de Lauro Müller, vive no município urussanguense há 44 anos. Em 2009, ela descobriu que estava com câncer de mama. Durante o enfrentamento à doença, criou o grupo “Amigas do Peito”, que tem o intuito de ajudar as mulheres a se conhecerem e a passarem pela enfermidade.

Maria Pinheiro participou do Ponto de Encontro desta segunda-feira (8). No decorrer da entrevista, contou sobre sua história com o câncer, o período em que trabalhou como técnica em enfermagem e as superações durante a sua vida.

Ouça a entrevista completa:

Parte 01

 

Parte 02

 

Parte 03

 

Além do câncer de mama, Maria também descobriu um câncer no rim em 2010. No ano seguinte, a senhora foi informada de uma suspeita da doença no pulmão, nos quais todos os preparativos para a cirurgia estavam prontos. No entanto, ao realizar os últimos exames, foi constatado que não havia mais o tumor, somente uma marca, mas que não foi necessário fazer a cirurgia. Em 2017, surgiu um tumor no pâncreas, porém não é agressivo.

Maria destaca a importância das mulheres fazerem o auto exame periodicamente e de realizar consultas com profissionais, principalmente em ginecologistas e em mastologistas. Segundo ela, durante o tratamento do câncer uma coisa não lhe faltou: a sua fé. “Tem que ter muita fé, porque como dizem os médicos, 50% é medicina e 50% é a fé, a coragem e a força de vontade de viver”, afirmou.