A campanha da Prevenção de Deficiências é lembrada durante o Agosto Laranja pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Urussanga. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 70% das deficiências podem ser evitadas através da prevenção, desde antes do início da gestação. Em Urussanga, a Apae está realizando ações sobre a importância da campanha no comércio, escolas e com a comunidade. O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi com a fonoaudióloga da Apae, Laurielen Cardoso, e com a terapeuta ocupacional, Giuzi Netto. Saiba mais a seguir:

Parte 01

 

Parte 02

 

A Apae está com uma campanha, juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no comércio. Haverá uma premiação para as lojas mais decoradas com o tema do Agosto Laranja. A ação contribui para a divulgação da ação e da importância do mês. Além disso, a Apae está promovendo, junto com a Secretaria de Saúde, palestras com os nonos anos das escolas de Urussanga, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção de deficiências antes, durante e após a gravidez. Os especialistas da Apae também contribuem auxiliando pais e familiares, sejam de alunos da instituição ou não, sobre a próxima gravidez e como evitar deficiências.

Conforme Laurielen e Guizi, os pais devem estar atentos antes mesmo do início do período gestacional. É importante que a mãe realize exames de rotina para saber como está a sua saúde e como estão os níveis de vitaminas. A saúde da mãe pode refletir também no desenvolvimento do bebê, por isso a necessidade de acompanhamento médico para programar o período de gravidez. Segundo as profissionais, atualmente há um elevado índice de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Leia também:

Apae de Urussanga ajuda na prevenção de deficiências