Mais do que atender crianças, jovens e adultos especiais ou com diversas síndromes, a Apae de Urussanga tem atuado para prevenir deficiências cognitivas e motoras. O mês da campanha de prevenção é agosto, porém é necessário falar do assunto durante todo o ano. O programa “Conscientizar é Prevenir” é direcionado para casais, aos pais que desejam ter filhos ou para jovens que em breve iniciarão a vida sexual.

“Às vezes a falta de informação ou a desinformação pode levar à concepção de um filho com deficiência. Nós temos uma parceria com as instituições de ensino regular do município, a fim de realizar palestras sobre o tema e falar da importância de ações preventivas. Também há um trabalho junto ao setor de saúde da cidade. De tempos em tempos organizamos encontros com os grupos de gestantes”, destaca a diretora Marizete Martins.

Há suporte dado pela equipe que integra o Centro de Atendimento Educacional Especializado da Apae urussanguense, para que os futuros pais possam entender a importância de realizar exames antes da gestação. “O trabalho da escola de educação especial é informar à população a necessidade de realizar exames específicos no homem e na mulher, isto antes de desejar ter um filho. Todas as pessoas também precisam buscar saber mais da prevenção às deficiências, assim podem evitar filhos gerados com alguma deficiência motora ou psíquica”, recomenda a assistente Social Cristiane Schimitz.

Algumas medidas que ajudam a prevenir deficiências: evitar engravidar antes de consultar um médico, prevenir-se de doenças sexualmente transmissíveis, iniciar pré-natal assim que souber da gravidez, não fazer uso de fumo, álcool e drogas enquanto estiver na gestação. “Depois do nascimento é também importante exigir o teste Apgar; fazer o teste da orelhinha, do pezinho, do coraçãozinho e da linguinha. Manter as vacinas em dia também pode prevenir as deficiências”, lembra a assistente Social.

Conheça a Apae de Urussanga

A escola Santa Rita de Cássia, Apae de Urussanga, está em atividade há 44 anos. Atualmente, a Apae do município atende 25 alunos entre zero e cinco anos e 11 meses, quatro crianças até 12 anos e outras com idades que variam de 15 a 60 anos. Ao todo, 90 pessoas assistidas pela instituição. A escola apoia os seus alunos e oferece serviço de qualidade aos estudantes e às suas famílias. Com uma equipe profissional e capacitada com mais de 23 pessoas, a Apae de Urussanga está localizada na rua Vidal Ramos, número 261, no centro da cidade. O contato para falar com os profissionais poderá ser realizado pelo 3465-1586.

Colaboração: Edi Carlos De Rezende / Assessoria de Imprensa Voluntária