As facetas de resina composta são uma ótima opção para as pessoas que desejam transformar o sorriso. De acordo com a doutora Fabíola Zanin, a técnica é uma nova abordagem para realizar a estética dos dentes. “Ao invés de usar uma faceta de porcelana, que tem um investimento bem maior, a gente aplica finas camadas de resina diretamente sobre o dente”, explica. “O paciente que tem um dente maior que o outro, ou tem um dente mais escuro, ou ele quer renovar aquele sorriso que já foi desgastado por causa do bruxismo, tá tudo meio quebradinho, as resinas vêm para suprir essa necessidade e fazer com que a gente tenha um benefício estético extremo”, complementa a especialista.

Conforme Fabíola, as facetas de resina composta têm diversos benefícios. “O investimento é muito menor de uma faceta em resina composta do que uma faceta em porcelana. Ela é muito mais rápida de ser feita também, porque em uma sessão a gente consegue fazer as facetas”, destaca. “Outra vantagem da faceta em resina é que ela pode ser reparada mais facilmente, se o paciente quebrar um pedacinho, alguma coisa, dá fazer faz o reparo direto no consultório”, acrescenta. O assunto foi abordado com mais detalhes em entrevista no programa Comando Marconi com a doutora Fabíola. Ouça mais:

Parte 01

 

Parte 02

 

A doutora explica que as facetas em resina têm duração de cinco a sete anos, variando conforme os hábitos do paciente. “A gente tem casos de pacientes que já têm as facetas há 10 anos, então tudo vai depender de como você mantém aquilo ali”, comenta. Conforme a especialista, é necessário manter uma boa higiene e evitar de morder coisas duras. Além disso, segundo Fabíola, esse tipo de procedimento pode ser feito até para fazer pequenas correções, como corrigir espaço entre dentes, a cor ou o formato do dente. “A gente aplica finas camadas de resina sobre o esmalte e vai dando a forma, o volume e o formato adequado do dente”, salienta.

Confira também: