A tendinite no punho é um problema comum entre as mães de recém-nascidos. O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), doutor Samuel Ribak, esclarece que muitas vezes não há uma causa específica, mas há certas situações que podem contribuir para o agravamento da situação, como pegar a criança no colo, por exemplo. “Ela faz um movimento importante, que é aquele movimento lateral do punho, que a gente chama de desvio radial e desvio ulnar, não é um movimento de flexão, é um movimento lateral. Então isso acaba criando um estresse nesse compartimento extensor, mas isso vai agravar, não é a causa”, explica.

A retenção de líquidos causada por alteração hormonal no final da gestação, que prepara a futura mamãe para o parto e para a amamentação, pode causar dores nos punhos. Os sintomas também são exacerbados por movimentos repetidos, como trocar as fraldas e pegar o bebê para amamentar. Essa dor no punho é causada por inchaço e compressão dos tendões que passam na porção lateral do punho e também é conhecida por Tenossinovite De Quervain. “Os tendões do punho passam por uma espécie de túnel e o seu inchaço faz com que fiquem justos, causando a inflamação. Os movimentos repetitivos causam piora dos sintomas. A tenossinovite De Quervain é um processo inflamatório que afeta os tendões do punho que movimentam o polegar”, falou Ribak.

Uma causa que é considerada importante é com as mães que fizeram o procedimento de cesárea. Isso porque elas possuem uma desorganização visceral do abdômen e, após o parto, a mulher começa a ter mais tensão, principalmente nos ombros, o que acaba refletindo nos membros inferiores. “Ela tem uma carga maior pelo posicionamento geral do corpo e se diminui essa movimentação dos membros acaba tento uma tensão maior”, comenta. O doutor Samuel participou do programa Ponto de Encontro e explicou mais sobre o problema. Ouça:

 

As mães, assim como todas as pessoas que possuem a tendinite podem fazer um reequilíbrio postural para corrigir a tensão em cima dos membros superiores. A prática de exercícios, como o RPG, e a fisioterapia contribuem para cessar o problema de maneira geral. Porém, ainda há o processo inflamatório, onde a mulher pode fazer o uso da munhequeira, que ajuda a proteger o punho do movimento excessivo. Além disso, ela poderá fazer fisioterapia ao invés de tomar anti-inflamatórios, já que neste período ela pode estar amamentando o bebê.

Os sintomas começam com um desconforto na base do polegar, principalmente ao realizar movimentos laterais do punho com o polegar dobrado. A dor pode aparecer de maneira gradual ou repentina. Outro sinal é dor na lateral do punho ao ser palpada. Nessa fase avançada, a pessoa não consegue segurar objetos ou realizar qualquer movimento que utilize o polegar. Apresentando alguma dessas características, um médico especialista em cirurgia da mão deve ser procurado, para o diagnóstico e melhor forma de tratamento, que pode ocorrer com medicamentos prescritos pelo profissional ou cirurgia, em casos mais graves e persistentes.

Para prevenir o aparecimento do problema, a recomendação é, inicialmente, aliviar os sintomas. Colocar uma tala protetora, alternar o braço ao segurar a criança e colocar gelo sobre o local podem melhorar. Na maioria dos casos, os sintomas desaparecem com o tempo, quando a mãe retorna ao seu metabolismo normal, volta a menstruar e, por consequência, ao seu peso normal.

Dr. Samuel Ribak, chefe do grupo de cirurgia da mão da PUC Campinas, mestre em ortopedia (USP) e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM). Foto: Arquivo pessoal

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional. Mais informações acessando aqui.

Colaboração: Patrícia Soares / Assessoria de Comunicação