Jane Duboc Vaquer é uma cantora que aparece na posição 73 da lista “As 100 Maiores Vozes da Música Brasileira” da revista Rolling Stone Brasil. A artista, de 71 anos, possui mais de cinco décadas de carreira voltada a música. Natural de Belém, no Pará, Jane canta desde a sua infância. Ela começou no meio musical através das aulas de piano e violão, quando na adolescência formou um grupo musical na escola. “A gente cantava em orfanatos, cantava nos asilos dos velhinhos, aí fazia as feiras e televisão. A gente não ganhava dinheiro, mas fazia muita coisa, vai para lá e para cá”, comentou em entrevista no programa Ponto de Encontro.

Jane adorava música desde nova, já que, mesmo o seu pai sendo um médico cirurgião, ele tinha um trio musical. “Eu cresci ouvindo muita música, meu pai e minha mãe eram fanáticos por música, era música o dia inteiro”, ressaltou. Aos 17 anos Jane foi morar nos Estados Unidos. A partir daí começou a cantar profissionalmente, já que era através da música que tirava o seu sustento. Assim, passou a cantar em bares, boates, festas e clubes. No país norte-americano, Jane também atuou em publicidades para televisão e lecionou história da música em High School.

Na década de 70 retornou ao Brasil, onde gravou a música “Pollution”, produzida por Raul Seixas. No entanto, a letra da música foi censurada pela Ditadura Militar. Jane Duboc participou de entrevista no programa Ponto de Encontro e falou mais sobre sua carreira musical e de seus trabalhos. Ouça na íntegra:

 

“Eu nasci para ser desse ramo, não é para ficar célebre, nem rico, é porque eu gosto do que eu faço. E eu sei que isso modifica o coração de muita gente, você toca as pessoas de uma forma para refletir o que é a vida, sobre como é estar aqui e ter outras pessoas ao seu redor. E essas outras pessoas precisam desse afago na alma, então você tem que aproveitar isso enquanto pode”, afirmou Jane. Além de cantora e compositora, Jane também é escritora. Ela contou que sempre gostou de escrever para crianças, seja em contos, poemas ou romances. Através de suas histórias, Jane aborda questões de inclusão social, sustentabilidade e aceitação das diferenças. Saiba mais sobre a história de Jane acessando aqui.