Para o Observatório Social de Morro da Fumaça, o afastamento de um vereador e de dois servidores públicos não surpreendeu. Isso porque, segundo a assessora jurídica, Camila Bueno, o Observatório já vinha alertando sobre elevados gastos desnecessários na Câmara de Vereadores desde março do ano passado. “É reflexo de tudo aquilo que a gente veio no ano passado todo informando: ‘tem uma coisa errada’, ‘não tá legal’. Os gastos são muito excessivos, não condizia com o tamanho da nossa câmara, do nosso município. Então, digamos, que é quase algo que esperado”, afirma Camila.

Conforme o presidente do Observatório, Márcio Meneghel, o órgão notou uma alta nas despesas e, por conta disso, passou e solicitar informações para o Legislativo, porém, mesmo assim não houve respostas. A partir de agosto, a Câmara passou a não enviar a planilha de gastos de forma resumida para que o Observatório pudesse divulgar para a população. “Como a gente começou um certo momento de descontentamento com os gastos, nos foi tirado essa informação de forma simplificada, então a gente precisou voltar a buscar esses dados no portal da transparência”, esclarece Camila. Por conta disso, o Observatório expôs na cidade um outdoor com uma charge criticando a situação.

LEIA TAMBÉM: Observatório de Morro da Fumaça emite nota de repúdio contra gastos desnecessários da Câmara de Vereadores

O afastamento de um ex-presidente do Legislativo e de dois servidores ocorreu nessa terça-feira, dia 5, após uma operação da Polícia Civil, por meio da 2° Delegacia de Combate à Corrupção da DEIC. O assunto, assim como a importância do Observatório Social e o que o órgão desenvolve, foi abordado em entrevista no Comando Marconi com Márcio e Camila. Ouça:

Parte 01

 

Parte 02

 

O Observatório Social

O Observatório Social é uma Organização Não Governamental (ONG) presente em vários municípios do Brasil. O órgão é responsável por orientar e fiscalizar os poderes públicos municipais. Em Morro da Fumaça, segundo o presidente Márcio, o Observatório busca orientar o Legislativo. Isso porque ele já fiscaliza o Executivo, não existindo órgão responsável por supervisionar a própria Câmara de Vereadores.

Através de informações, o Observatório divulga para a população os dados importantes do Legislativo e do município. “O Observatório Social é uma rede, então, as notícias boas de Morro da Fumaça percorrem o Brasil e servem de modelo para outros Observatórios Sociais. Isso é o que nos enche de orgulho e é o que nos dá oxigênio para trabalhar ainda mais e mudar o que está por vir pela frente”, salientou o presidente Márcio.

Acesse também

Câmara de Morro da Fumaça se manifesta sobre afastamento de vereador e servidores

Vereador de Morro da Fumaça é afastado após operação da Polícia Civil