O dia 18 de novembro de 2023 ainda está fresco na memória do torcedor Carvoeiro. Naquele dia, o Criciúma bateu o Botafogo-SP por 3 a 0 e carimbou o acesso para a primeira divisão após 10 temporadas. No próximo sábado, 13, o Tricolor estreia na Série A do Campeonato Brasileiro diante do Juventude, às 18h30, no Estádio Heriberto Hülse, e para essa partida, o time deve ter poucas peças diferentes comparado ao jogo do acesso. Dos 11 prováveis titulares contra o Jaconero, sete iniciaram diante do Botafogo, e apenas dois não estavam no elenco.

A lista poderia até ser maior, já que o técnico Cláudio Tencati não deve contar com Gustavo e Jonathan, lesionados. Para enfrentar o Ju, na primeira rodada, o Tigre deve ser escalado com Alisson; Claudinho, Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes; Barreto, Higor Meritão, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Éder e Renato Kayzer. Desses, Claudinho, Rodrigo, Walisson Maia, Marcelo Hermes, Barreto, Fellipe Mateus e Eder foram titulares na 37ª da Série B de 2023. Além disso, Marquinhos Gabriel entrou no segundo tempo e Alisson foi relacionado para a partida. O volante Higor Meritão e o atacante Renato Kayzer chegaram em 2024.

Escalação do Criciúma contra o Botafogo-SP (18/11/2023): Gustavo; Jonathan, Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes; Barreto, Arilson, Fellipe Mateus e Claudinho; Eder e Hygor.

Além de Gustavo e Jonathan, o Criciúma deve ter outros três desfalques para o jogo de estreia no Brasileirão: os zagueiros Wilker Ángel e Tobias Figueiredo; e o atacante Felipe Vizeu.