A situação do trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101, foi tema de reunião entre deputados catarinenses e o ministro dos Transportes, Renan Filho. O encontro aconteceu nessa quarta-feira, dia 24, em Brasília. A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) foi uma das integrantes do Fórum Parlamentar do Estado de Santa Catarina presente na reunião. Em entrevista, a deputada afirmou que a resposta do ministro foi rápida, já que o encontro foi solicitado na semana passada, após o trecho do Morro dos Cavalos ficar interditado por dias depois de um deslizamento.

De acordo com Geovania, o ministro Renan explicou que o trecho faz parte da concessionária Arteris Litoral Sul. Conforme explanado aos deputados, quando há uma concessionária, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) não pode realizar obras, já que a lei não permite. “Quando há concessão, existe um rol de obras que essa concessionária deve fazer ao longo do período que ela tem ali na rodovia concessionada. No caso dessa é até 2032”, comentou a deputada. Conforme a deputada, o contrato com a concessionária não prevê a construção de túneis no Morro dos Cavalos. Porém, há a possibilidade de otimizar o contrato de concessão. “Repactuar, recontratar novamente a concessionária para pode fazer essas duas obras importantes ali”, afirmou. “Isso claro que vai impactar em dois pontos: o prazo e também a tarifa”, acrescentou.

O assunto foi abordado em entrevista no programa Comando Marconi. Ouça mais:

 

A deputada salientou ainda que ficou definido que, dentro de 90 dias, uma nova reunião será feita com o ministro Renan. “O ministro entendeu, sabe o que aconteceu. É claro que ele colocou ‘olha, hoje nós não podemos fazer, o governo não pode fazer porque está com a concessionária, mas a fórmula é essa: otimização do contrato, rever o contrato e colocar essas obras importantes nesse contrato, esticando o prazo e também vai ser revisto aí a tarifa'”, comentou Geovania. “Foi uma reunião muito produtiva e a gente discutiu outras rodovias”, complementou a deputada.