Na véspera do Dia dos Povos Originários, o documentário audiovisual “O Povo do Sol” será lançado ao público, em Urussanga. Produzido pelo coletivo Broto Criativo, o material será apresentado para a população na sede do Rotary Clube, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, às 20 horas desta quinta-feira, dia 18. A finalidade do documentário é estimular o protagonismo histórico do povo Laklãnõ-Xokleng entre crianças e jovens da comunidade escolar, contribuindo para cultivar a preservação da memória do povo originário de Urussanga, assim como fomentar o respeito às manifestações culturais deste povo, integrando sua existência ao imaginário social local.

A videoaula, com classificação livre e duração de 30 minutos, foi desenvolvida especialmente para o público infanto-juvenil, a partir da pesquisa “Vestígios Xokleng em Urussanga”, realizada no ano de 2022 através do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura. Antes da apresentação programada, o documentário foi mostrado à diversas turmas escolares durante a semana. Após as divulgações, o conteúdo estará disponível no YouTube, através do canal:  www.youtube.com/@BrotoCriativo.

A idealizadora do projeto, Vanessa Lopes, destaca que a produção do documentário foi um desafio, já que o público alvo são as crianças. “O que a gente pode falar para as pessoas que vão hoje também é que todo o conteúdo que está ali é importante para todo mundo, não só para as crianças”, comenta. De acordo com um dos responsáveis pelo roteiro e apresentação, Wilian Marques, o documentário também tem o objetivo de ser técnico, servindo como fonte de pesquisas. “É uma parte da história de Urussanga, tá no nosso hino, tá no nosso nome, tá nos nossos monumentos, e é uma parte que fica um pouco apagada, e a gente precisa reacender”, frisa.

O assunto foi abordado com mais detalhes em entrevista ao programa Comando Marconi. Ouça mais na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

O projeto “O Povo do Sol” foi contemplado pelo Edital Nº 01/2023, de seleção de projetos para firmar Termo de Execução Cultural com recursos da Lei complementar Nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) – Audiovisual, do Município de Urussanga (SC). Para mais informações, acesse as redes sociais do coletivo de cultural: @broto_criativo