Com a finalidade de conscientizar os moradores e de falar sobre a problemática do preconceito contra pessoas com deficiência, uma movimentação será realizada em Cocal do Sul neste sábado, dia 27. A ação faz parte do Dia de Renovar o Brasil, um projeto da Renova BR, uma escola de formação política. Durante o dia, voluntários estarão distribuindo materiais sobre o tema no comércio e abordando as pessoas. “A gente tem que abordar esse tema um pouco desconhecido ainda pelo nosso povo”, destaca Giovana Galato, uma das idealizadoras da iniciativa, sobre o capacitismo.

Para Giovana, a ação serve para sensibilizar as pessoas sobre o que os pais atípicos passam no dia a dia. “Eu atendo muitas crianças, eu tenho um autista na família também, mas quando a gente fala em deficiências, a gente fala em deficiências de vários tipos, tem o deficiente físico, tem com deficiências como espectro autista”, comenta. A iniciativa começa a partir das 9 horas. O assunto foi abordado em entrevista com Giovana e com a Maria Augusto. Ouça mais:

 

Segundo Giovana, os representantes também irão realizar um levantamento das principais demandas do município. “Hoje a gente vê que Cocal do Sul tem várias barreiras arquitetônicas que dificultam a vida de um deficiente. A gente tem rampas em todas as calçadas? A gente tem aquele piso tátil para ajudar as pessoas com deficiência visual? Eu não vejo, por exemplo, vagas para deficientes físicos e idosos no centro de Cocal do Sul”, comenta Giovana.