O ano é de eleições municipais e os eleitores devem ficar atentos aos prazos existentes. Quem deseja realizar alguma regularização no título, seja para tirar o primeiro documento ou para fazer transferências, tem até o dia 8 de maio. Depois desse prazo, os eleitores só poderão fazer as mudanças após as eleições, que ocorrem em outubro. A chefe do cartório da 34ª Zona Eleitoral, doutora Isabel Anacleto Plácido, destaca que os eleitores que têm a biometria cadastrada podem fazer as mudanças diretamente na internet, através do Título Net, sem a necessidade de se deslocar até um cartório. Para quem não tem a biometria, o prazo encerrou no último dia 8 de abril, sendo preciso ir até o cartório para fazer as ações.

A doutora Isabel também salienta que os eleitores que não possuem a biometria ainda podem fazer o cadastro. As coletas das novas biometrias tinham sido suspensas devido a pandemia da Covid-19. Agora, com o retorno, é necessário agendar atendimento nos cartórios para fazer o cadastro. Segundo Isabel, é preciso agendar porque o cartório é pequeno e com apenas dois servidores e um estagiário. “Todo mundo sai ganhando: a gente que consegue atender dentro dos nossos limites e o eleitor que não fica horas em uma fila esperando para ser atendido também”, comenta.

No caso da biometria, quem ainda não tem pode votar normalmente nas zonas eleitorais que ainda não possuem revisão obrigatória, como é o caso do cartório de Urussanga. O programa Comando Marconi abordou mais sobre o assunto em entrevista com a doutora Isabel. Ouça e entenda mais sobre os prazos e as principais informações sobre as eleições de 2024:

 

A especialista explica que, no momento, há dois prazos para quem deseja justificar a ausência na última eleição. “Agora, por exemplo, o prazo que ainda está em aberto é aquela situação de quem está no exterior e ficou esse tempo lá fora e não retornou ainda. Então, o prazo para essa pessoa começa a contar a partir do momento que ela volta ao Brasil e é 30 dias. Mas se esse é o seu caso, sim, é possível justificar. Há um sistema do TSE chamado Justifica. Entre lá na página da internet do TSE e é possível encaminhar a justificativa por ali. Junte um comprovante de que você está no exterior e é só aguardar o processo terminar. Você, inclusive, vai ser notificado por e-mail de tempos em tempos de como está indo o seu pedido”, esclarece Isabel.

Mais informações sobre as eleições municipais e as principais dúvidas podem ser conferidas diretamente no site do Tribunal Superior Eleitoral