Um vereador de Morro da Fumaça foi afastado após uma operação da Polícia Civil. A ação aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 5, através da 2° Delegacia de Combate à Corrupção da DEIC. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, sequestro de valores e afastamento de servidores efetivos vinculados ao Legislativo, além do vereador. O objetivo foi de apurar peculato e outros crimes.

Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram em outubro do ano passado, quando se apurou suposto desvio de verba pública em benefício de particulares, assim como de servidores efetivos da Câmara. Em dezembro, os agentes desencadearam uma operação, resultando no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão, além da coleta de diversas informações que corroboraram com as investigações iniciais.

Operação policial acontece na Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça e em lojas fornecedoras

As investigações apuram dois fatos. Nesta terça-feira, a ação está ligada a um deles. Conforme apurado pelos agentes, trata-se de simulação de contrato de prestação de serviços para, assim, permitir o desvio de verba pública e, por consequências, o rateio da vantagem indevida entre os investigados.

“Diante dos elementos informativos produzidos, a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina representou por ordens judiciais, restando-as deferidas para, desta forma, permitir o cumprimento de novas buscas e apreensões, assim como o afastamento de dois servidores efetivos da casa legislativa e de um vereador (presidente da casa na época dos fatos) e, ainda, o sequestro de valores dos investigados para, desta forma, garantir eventual ressarcimento aos cofres públicos”, afirmou a nota divulgada pelos agentes. “As investigações prosseguem para apurar o outro fato investigado (aquisição de itens em quantitativo e valores superfaturados), assim como o envolvimento, ou não, de outros servidores”, acrescenta.

Em contato com a reportagem, a atual presidente do Legislativo, Jorgia Guglielmi (PSDB), afirmou que está se inteirando sobre o assunto. A Câmara deve se manifestar através de nota oficial ainda na tarde de hoje.