Toda disfunção da coluna gera dor? Apenas a população da terceira idade está sujeita a processos degenerativos da coluna? Toda doença da coluna predispõe a necessidade de cirurgias para a sua completa solução? Estas e outras perguntas estão entre as mais recorrentes nos consultórios médicos especializados em tratamento da coluna vertebral e foram esclarecidas no Ponto de Encontro desta quinta-feira (24). O neurocirurgião doutor Alexandre Reis Elias, especialista da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), foi a atração do quadro Saúde e Bem-Estar.

Afetando mais de 80% da população em algum momento da vida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as lombalgias, popularmente conhecidas como dores nas costas, podem ser apresentar de forma repentina ou gradativa, e quando não identificadas e tratadas adequadamente, tendem a se tornar crônicas e incapacitantes.

“Elas estão no topo da lista das dores que mais levam pessoas aos consultórios médicos, e entre as principais causas de absenteísmo no trabalho, gerando por consequências perdas financeiras para o indivíduo e a sociedade, em situações que são amplamente tratáveis para a recondução do paciente às suas funções laborais e sociais”, declara doutor Alexandre.

Segundo o médico, grande parte do adiamento da procura ao médico está na desinformação e no receio em relação aos tratamentos, o que faz com que os quadros piorem e acabem evoluindo para casos cirúrgicos. “Uma prova das consequências de adiar a procura ao médico vimos neste período de pandemia, pelo boom de casos cirúrgicos que se deram especialmente a partir do segundo semestre de 2021, com pacientes que não buscaram ou pararam seus tratamentos”, conta o neurocirurgião.

Com a abordagem, focando nas principais dúvidas acerca das doenças e dores da coluna, bem como seus tratamentos, doutor Alexandre procura aproximar o público leigo de informações corretas e que possam motivar a procura médica, sempre que necessário. O especialista participou de entrevista no programa Ponto de Encontro e explicou mais sobre as doenças da coluna. Ouça na íntegra:

 

Especialidades

Alexandre Elias é neurocirurgião de coluna com foco em cirurgia minimamente invasiva. É também especialista pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), pela Sociedade Brasileira de Coluna Vertebral (SBC), mestre pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e research fellow em cirurgia da coluna vertebral na University of Arkansas for Medical Sciences (EUA).

O médico ainda atua como preceptor de cirurgia de coluna vertebral no Departamento de Neurocirurgia da Unifesp desde 2007 e como membro do Hospital Sírio-Libanês e do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho. Foi Chefe de Coluna do Setor da UNIFESP de 2010 a 2015. Siga-o nas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e Site.

Neurocirurgião Alexandre Reis Elias, especialista da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC). Foto: Divulgação