A artrose no joelho é uma doença degenerativa e progressiva da cartilagem. É mais comum que o problema afete as pessoas com mais idade, mas também pode ocorrer entre os jovens. Conforme o especialista em cirurgia do joelho da Levve Ortopedia, doutor Ericsson Pires, não há formas de regredir a artrose, apenas estabilizar e fazer com que o problema não progrida rapidamente. O desgaste da cartilagem é algo natural conforme a pessoa vai envelhecendo, porém existem alguns fatores que auxiliam no envelhecimento mais saudável. A artrose na coluna é a mais frequente entre as pessoas, seguida do joelho, quadril, tornozelos, mãos e punhos.

Nos estágios iniciais, a artrose causa dores quando a pessoa se movimenta. Isso é por conta do desgaste, onde a cartilagem começa a inflamar. A medida que a doença vai avançando a pessoa já começa a sentir desconforto até mesmo quando está em repouso. O joelho começa a inchar, formando o edema. Pessoas que já tiveram outros problemas no joelho ou que já foram submetidas a algum tipo de cirurgia na região, possuem maior chance de desenvolver a artrose. Além da idade, o sedentarismo, má postura, execução de movimentos errados, obesidade e outros fatores podem acelerar o aparecimento da doença.

O doutor Ericsson e o médio ortopedista da Levve, doutor Filipe Giordani Schimidtz, participaram de entrevista no programa Ponto de Encontro e explicaram mais sobre a artrose no joelho. Confira:

Parte 01

 

Parte 02

 

Há medicamentos que ajudam a artrose a não progredir, como o colágeno tipo dois e infiltração de ácido hialurônico nas articulações. Além disso, junto com as medicações, é necessário que a pessoa busque um estilo de vida mais saudável, com o fortalecimento através de atividades físicas, redução de peso e o uso de calçados mais adequados. Quando os tratamentos mais conservadores não apresentam resultado, aí é necessário realizar o procedimento cirúrgico, que também pode ser feito em pessoas que descobriram recentemente o problema, mas que já estão em estágio avançado.

A osteoporose e a artrose não possuem o mesmo significado, porém apresentam relação. A osteoporose é o enfraquecimento dos ossos, enquanto a artrose é o desgaste da cartilagem que recobre os ossos. Uma das possibilidades caso a pessoa desenvolva a artrose, é consultar com o ortopedista ou um fisioterapeuta para saber como pode fortalecer a região, seja com a correção da postura dos movimentos ou com práticas de exercícios em academias.

Levve Ortopedia 

A Clínica Levve atende de forma integrada todas as subáreas da ortopedia (Pé e Tornozelo, Mão e Microcirurgia, Quadril, Ortopedia Pediátrica, Coluna, Joelho, Ombro e Cotovelo, Reconstrução e Alongamento Ósseo e Tumores Ósseos) unindo eficiência e tecnologia. O corpo clínico constituído de 12 médicos especializados se notabiliza por estar em linha com os avanços mundiais da ciência, sendo pioneira em diversos procedimentos cirúrgicos de alta complexidade no Sul de Santa Catarina, como transplante ósseo, o uso de modelos ósseos e próteses impressas em 3D para planejamento cirúrgico.

Sediada em Criciúma, é a primeira clínica habilitada a atuar em telemedicina com sistema específico. A Levve também atua nos hospitais de Araranguá, Urussanga e Criciúma nos hospitais São José, São João Batista e Unimed. Além disso, é a idealizadora do Instituto Levve, braço social da clínica ortopédica.