Viver da paixão pela música percorrendo estados brasileiros dentro de uma Kombi. É assim a vida do casal Renato Gomes, de 25 anos, e Adriana Soares, de 40 anos, há três meses. O casal, natural de Belo Horizonte, em Minas Gerais, veio a Santa Catarina para participar do Festival de Música, também conhecido como Femusc, realizado anualmente na cidade de Jaraguá do Sul. Nas últimas semanas, os músicos ficaram em Nova Veneza. Desde então, o casal mineiro leva a música erudita por onde passa e encanta a todas as pessoas. O programa Ponto de Encontro abordou a história de Renato e Adriana em entrevista. Saiba mais na conversa completa abaixo:

Parte 01

 

Parte 02

 

Mas a aventura de viajar pelos estados brasileiros vivendo dentro da Kombi não era a intenção. Em 2020, os planos eram de estudar música na Europa, porém a pandemia do coronavírus fez o casal mudar de percurso. Adriana, que toca flauta, vendeu todas as suas coisas para poder morar na Alemanha. Renato toca violino e também iria estudar música, só que na Itália. Todos os trâmites, entre passagem, visto e até local para morar estavam certos. No entanto, o avanço da doença que se alastrou em escala mundial fez com que todos os voos fossem cancelados no exato dia em que embarcariam para a Europa.

“A minha vida virou de cabeça para baixo. A partir daí fui pensando em alternativas e buscando outras possibilidades de trabalho também, mas então nada muito interessante assim para fazer. É como se a vida tivesse mostrando para mim outras possibilidades de levar a vida, de viver”, relata Adriana. A pandemia ainda prejudicou mais os trabalhos, já que os teatros e as festividades tiveram que ser suspensas. “Eu tive a ideia de tocar na rua, até para conseguir recursos, uma vez que eu tava sem trabalho. E deu super certo, o retorno foi muito bom, o retorno financeiro, e com esse dinheiro a gente comprou a Kombi e aí colocamos o pé na estrada”, completa Renato.

O objetivo inicial era só de passar os 14 dias na Kombi, em Jaraguá do Sul, para o Festival de Música. “Alguns dos nossos familiares acreditavam que a gente já ia voltar  para Belo Horizonte. Mas a nossa vontade era de ir sempre adiante, então a gente está na estrada e não queremos voltar ainda”, afirma Adriana. O casal ressalta que a viagem é bastante segura, sempre ficam em locais mais movimentados e muitas vezes são acolhidos por famílias.

O casal já foi convidado para tocar em restaurantes e até na casa de um morador que se encantou pela música. Juntos, eles possuem um projeto chamado Músicas Pelas Ruas do Brasil, onde o objetivo é levar a música clássica para as ruas, onde muitas pessoas nunca foram ao teatro prestigiar algo do tipo, ou que não possuem condições para ir. As apresentações duram cerca de duas horas com interações com a plateia e conversas. O projeto é totalmente financiado pelo apoio da população e do público que prestigia os músicos. Adriana e Renato ainda planejam ir para a Europa neste ano. Para quem quiser conhecer o trabalho do casal, basta procurá-los no Instagram @to_near ou @adrianasoar. Quem quiser ajudar com doações o Pix é o CPF: 112.135.996-52.