A população da Serra Gaúcha está sofrendo com as enchentes. A passagem de um ciclone extratropical por Rio Grande do Sul fez com que várias cidades ficassem completamente embaixo d’água. Diversas famílias estão desabrigadas, sendo que 85 municípios foram afetados pelas chuvas. Além dos danos materiais, há pessoas que morreram e outras que ainda estão desaparecidas por conta do ciclone. Dados da Defesa Civil divulgados nesta sexta-feira, dia 8, mostram que foram registradas, até o momento, 41 mortes, e 46 pessoas estão desaparecidas.

O prefeito de Taquari, André Brito, uma das cidades afetadas, afirmou em entrevista que tem municípios em que não há energia, dificultando a comunicação. O prefeito comentou que foi registrado muita chuva durante a madrugada de terça-feira, dia 5. “Foi uma verdadeira noite de terror quando chegavam as mensagens das pessoas desesperadas pedindo por socorro. É uma situação muito triste que nós estamos enfrentando, mas, se Deus quiser, com a colaboração, com a união de todos, um verdadeiro mutirão de solidariedade, nós vamos vencer essa situação”, ressaltou. Ouça a entrevista realizada no Ponto de Encontro:

 

Mulher olha cemitério municipal de Muçum (RS), após cidade ser atingida por ciclone extratropical — Foto: REUTERS/Diego Vara

De mãos dadas

Com o objetivo de arrecadar mantimentos para as famílias afetadas, a Rádio Marconi está junto com a campanha da Fontanella Transportes. A emissora é um ponto de arrecadação e está aceitando doações de roupas, alimentos não perecíveis, água e produtos de higiene e limpeza. As doações devem ser entregues na Rádio Marconi até a próxima sexta-feira, dia 15 de setembro. Após o prazo, os caminhões da Fontanella Transportes irão levar todas as arrecadações para as cidades do Rio Grande do Sul.

O presidente da Fontanella Transportes, Valdir Fontanella, participou do programa Ponto de Encontro e falou sobre a campanha que está sendo promovida. Saiba mais:

 

Ouça a campanha que está sendo veiculada na 99.9 FM: