Desde a descoberta da doença, passando pelo tratamento, medos, incertezas e cura, o diagnóstico do câncer é um momento muito delicado para todas as famílias. O apoio, atenção integral e humanização no cuidado com o paciente fazem a diferença no tratamento e são fundamentais em todo o processo. O Hospital São José de Criciúma é referência na atenção ao paciente oncológico. Somente no ano de 2023, foram realizados 11.928 atendimentos entre crianças, jovens e adultos. Um cuidado que faz a diferença neste período de grandes incertezas.

Atualmente, o HSJosé conta com oito leitos e 50 poltronas para o atendimento ambulatorial dos pacientes em quimioterapia. Hoje, a instituição presta atendimento aos pacientes de convênio, particular e SUS de toda a região da Amrec e Amesc, além da área de hematologia adulto e infantil da região da Amurel.

“No caso dos pacientes SUS, que é a maioria dos atendimentos realizados pela instituição, o primeiro acesso se dá via sistema Sisreg e, a partir daí, todo o atendimento é realizado conosco. Desde a assistência complementar, com os exames, por exemplo, até o tratamento em si. Tudo isso feito por uma equipe altamente especializada”, explica a enfermeira coordenadora da Unacon do HSJosé, Daniela Luiz.

De acordo com Daniela, cada paciente que entra na instituição recebe o carinho, a humanização e o atendimento necessário para o seu tratamento. “Somente para a área oncológica, hoje contamos com 28 médicos, nove enfermeiros, um técnico de enfermagem, além de toda a equipe multiprofissional, desde terapeuta ocupacional, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, entre outros que são necessários e fundamentais durante todo o processo de atendimento”, reforça a enfermeira.

O assunto foi destaque na Rádio Marconi, onde o comunicador Edi Carlos entrevistou a enfermeira Daniela. Ela enfatizou a abordagem humanizada e a especialização da equipe da instituição. Confira os detalhes:

 

Ampliação dos atendimentos com o Centro Madre Teresa

Para aprimorar o atendimento à comunidade, com a futura inauguração do Centro Madre Teresa de Jesus Gerhardinger, serão ampliadas também a disponibilidade de leitos e espaço, especialmente para os pacientes em tratamento oncológico. No novo espaço, serão 76 poltronas e 21 leitos disponíveis.

“Infelizmente, cada vez mais vemos aumentar o número de pessoas com o diagnóstico de câncer em toda a região e o que as pessoas necessitam é de um atendimento de excelência, sem deixar de lado a humanização que é tão necessária. Por isso, pensamos nesta ampliação do serviço. É uma forma de mantermos a nossa visão de sermos um centro de excelência em assistência hospitalar, reconhecido em alta complexidade, sustentável, alicerçado na humanização, inovação, ensino e pesquisa”, garante a diretora do HSJosé, Irmã Isolene Lofi.

Colaboração: Jéssica Pereira / Assessora de Comunicação HSJosé